Percepções de licenciandos em ciências biológicas sobre a relevância do PIBID para a formação do futuro professor de biologia

Autores

  • Valdemar Matos Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC
  • Andriele Carvalho da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC
  • Janaira Pereira da Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC
  • Diego Viana Melo de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

DOI:

https://doi.org/10.29327/269504.3.1-6

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tem oportunizado uma experiência significante para que futuros professores possam conhecer a dinâmica existente no âmbito escolar e dentro da sala de aula, durante a formação. Desta feita, o presente estudo tem como objetivo a apresentação dos olhares de licenciandos em Ciências Biológicas, sobre a relevância do PIBID, para a formação do futuro professor de Biologia. Para isto, o estudo utilizou uma metodologia de pesquisa de campo e em seguida uma análise qualitativa dos dados, ademais, foram aplicadas entrevista semiestruturada para 20 alunos do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC. Assim, a aplicação do questionário buscou compreender aspectos de interesses distintos dos alunos, como: Aspecto 1. Importância do PIBID para a formação; Aspecto 2. Experiência que o PIBID trouxe para o futuro professor; Aspecto 3. Preparação para o exercício docente. Outrossim, cada questão do questionário possuía um valor de 1 até 10 representando o grau de importância das respostas obtidas. Este estudo conclui que, baseado na fala dos licenciandos, o PIBID é fundamental para o processo de absorção da identidade docente do professor de Biologia, além disto, o programa fornece aos alunos uma visão realista da docência e dos desafios evidentes nesta profissão.

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Publicado

2021-03-20

Edição

Seção

Artigos Científicos