Quest das ligações químicas: um jogo didático para o ensino de química

Autores

  • Edilene de Melo Pereira Universidade Federal do Acre
  • Denaria da Silva Silva Universidade Federal do Acre
  • Ester Souza da Costa Universidade Federal do Acre
  • Adriano Antonio Silva Universidade Federal do Acre
  • Shirani Kaori Haraguchi Universidade Federal do Acre

Resumo

Estudar Ciências Biológicas e da Natureza, sobretudo a Química, normalmente é visto, pela grande maioria dos estudantes, como algo enfadonho, desestimulante ou muito difícil, devido ao método de ensino baseado na transmissão e recepção de conhecimentos, fórmulas e equações. Atualmente, com o empenho de professores que são desafiados a melhorarem essa visão dos estudantes sobre suas disciplinas, estes buscam maneiras inovadoras de chamarem atenção dos estudantes para o estudo destas Ciências. Neste contexto, este trabalho relata a construção e utilização do jogo de tabuleiro intitulado Quest das ligações químicas que tem o objetivo de revisar e reforçar o conteúdo de ligações químicas para estudantes do primeiro ano do ensino médio. Neste estudo, utilizou-se metodologia qualitativa da pesquisa-ação. Como resultados da aplicação do jogo, observa-se que recursos didático-pedagógicos desse tipo, possibilita aos estudantes uma construção mais sólida do conhecimento, auxiliando-os a superar as dificuldades das abstrações do referencial teórico, além de contribuir para o desenvolvimento socioemocional necessário para um ensino integral, ao mesmo tempo em que propiciou às licenciadas do curso a vivência da realidade escolar, futuro campo de atuação das mesmas.

Downloads

Publicado

2020-08-24

Edição

Seção

Relatos de Experiência