O lúdico no ensino de química: uma abordagem didática para o 3º ano do ensino médio
Resumo
Como alternativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, além de representar uma forma de fugir da metodologia tradicional, o lúdico vem ganhado cada vem mais espaço e demonstrando ser mais eficaz no que consiste em instigar a curiosidade e o envolvimentos dos alunos na sala de aula. Com isso, o objetivo deste trabalho foi, a partir da elaboração de um jogo didático, abordar o conteúdo de Nomenclatura de Hidrocarbonetos no 3º ano do Ensino Médio de Química de forma lúdica, buscando contribuir com sua aprendizagem. Essa prática foi desenvolvida na escola pública Jovem Boa União no primeiro semestre de 2019, fazendo parte das atividades da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química IV, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre (UFAC). A partir da construção e aplicação de um jogo simples, foi possível revisar, reforçar e sanar algumas das dúvidas ainda existentes nos alunos acerca dos conceitos e regras básicas de nomenclatura. Com isso, a atividade proporcionou uma melhoria significativa na aprendizagem dos alunos. Saindo da forma convencional de aulas expositivas e de memorização nas aulas de Química, foi possível notar um grande interesse e participação dos alunos na prática proposta.