Albert Bandura e o ensino de ciências na educação de jovens e adultos

  • Luciano Santos de Farias Universidade Federal do Acre

Resumo

Este trabalho objetiva fazer relações entre a Teoria Social Cognitiva (TSC) de Albert Bandura, o ensino de Ciências e a Educação de Jovens e Adultos - EJA. Acredita-se ser imprescindível que os professores reconheçam a necessária adaptação das metodologias de ensino e aproximação dos educandos de EJA aos referenciais teóricos que elucidam as diversas perspectivas de desenvolvimento humano e de cognição. A opção por Bandura, dentre os pesquisadores que ousaram teorizar sobre a aprendizagem humana, deu-se no sentido de afinidade e crença particular de que essa perspectiva traz à luz diversos aspectos do desenvolvimento que estão sendo observados nas práticas diárias em sala de aula. Neste sentido, advoga-se que a TSC é um importante instrumental teórico, pois, reconhece no indivíduo e nas coletividades, um papel ativo nos processos de aprendizagem e de atuação sócio-cultural.

 

Publicado
2019-12-10
Seção
Notas Técnicas