Ser professor? Uma análise crítico-reflexiva sobre experiências vivenciadas em estágio supervisionado de ensino em ciências

Autores

  • Klenicy Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas
  • Célio dos Santos Almeida Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O estágio supervisionado de ensino é um momento fundamental para formação acadêmica de um docente, pois é durante esse período que ele vai pôr em prática todo conhecimento adquirido durante o curso de licenciatura. Este relato é baseado nas experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado de Ensino II do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química desenvolvido na área de Ciências do Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano na Escola Municipal na cidade de Coari-AM. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências das atividades de observação e regência da prática docente apresentando os pontos positivos e as dificuldades existentes. A vivencia na escola, proporcionou momentos grandiosos, pois além de propiciar o primeiro contato com a realidade escolar, possibilitou enriquecer o aprendizado referente à prática docente.

Referências

ALVES, F. M.; CORTEZ, I. C.; CORTEZ, J. de S. Experiências do Estágio Supervisionado Vivenciado no Curso de Ciências Biológicas como Ferramenta na Construção do conhecimento docente. RGSN - Revista Gestão, Sustentabilidade e Negócios, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 113-128, jun. 2017

ANJOS, E. R; BORGHI, I.S.M; PORTO, K.S. Estágio Supervisionado Ciências da Natureza na Educação do Campo: Relato de Experiência da Escola Municipal Rui Barbosa, Comunidade do Segredo-BA. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista-Bahia-Brasil, v. 6, n. 6, p 973-988, 2017

BARTZIK, F; ZANDER, L.D. A Importância das Aulas Práticas de Ciências no Ensino Fundamental. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v.4, n. 8, mai-ago, 2016

CERATTI, D.A; COSTA, L.C. Estágio Supervisionado: Um Relato de Experiência com o Ensino Fundamental. VIII Amostra Acadêmica da Fames, 2015

CORTE, A.C.D; LEMKE, C.K. O Estágio Supervisionado e sua Importância para a Formação Docente Frente aos Novos Desafios de Ensinar. Rio Grande do Sul, 2015

GOMES, H.D. O Estágio Supervisionado em Ciências Naturais e suas Contribuições para a Prática Pedagógica do Professor: A Percepção dos Licenciandos da Faculdade de Planaltina. Planaltina-DF, 2016

KATIELI, B; PAZ, TEIXEIRA, D.M. Importância do Estágio Supervisionado para a Formação de Professores. XVII Seminário Institucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012

MOURÃO, L; ESTEVES, V.V. Ensino Fundamental: das Competências para Ensinar às Competências para Aprender. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 80, p. 497-512, jul./set. 2013

OLIVEIRA, R.M; WECKERLIM, E.R. Relato de Experiência: Estágio Supervisionado na Visão Acadêmica.Caderno Magsul de Ciências Biológica. v. 04. n 02. 2015

RODOVALHO, A.B; SILINGARDI, H.M.T. Relato de Experiências Vivenciadas Durante o Estágio Supervisionado em uma Escola Estadual do Município de Uberlândia-MG. XII Congresso de Educação. 2015

SALES, A.B. Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências. São Cristovão, 2011

SANTOS, A.C; CRISTINI FELTRIN CANEVER, C.F; GIASSI, M.G; FROTA, P.R.O. A Importância do Ensino de Ciências na Percepção de Alunos de Escolas da Rede Pública Municipal de Criciúma -SC. Revista Univap, São José dos Campos-SP, v. 17, n. 30, dez.2011

SANTOS, C.J.S; BRASILEIRO, S.G.S; MACIEL, C.M.L.A; SOUZA, R.D.S. Ensino de Ciências: Novas Abordagens Metodológicas para o Ensino Fundamental. Revista Monografias Ambientais – REMOA. v.14, 2015, p.217-227

SANTOS, G.S. BARROS, G.R.O; NUNES, M.A.A. Relato das Experiências Vivenciadas a partir do Estágio Supervisionado nos anos Inicias do Ensino Fundamental. I Congresso de Inovação Pedagógica de Arapiraca. Arapiraca, 2015

SILVA, A.F; FERREIRA, J.H; VIERA, C.A. O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: Reflexões e Perspectivas sobre a Educação Transformadora. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, N° 2, p. 283-304, Maio/Ago 2017

SILVA, C. A; CUNHA, A.F; SILVA, L.B. Relato de Experiências a partir dos Estágios Supervisionados em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piaui. Rev. Int. de Form. de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 3, n.1, p. 275-291, abr./jun., 2018

SILVA, S.S; PORTO, K.S. Vivências de Estágio Supervisionado em Ciências da Natureza Desenvolvido na Comunidade do Segredo-BA: Uma Experiência da Licenciatura em Educação do Campo da UFRB. VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional de Políticas Públicas e Práxis Educacional. Vitoria da Conquista, 2017

SOUZA, J.C.A; BONELA, L. A; PAULA, A.H.A Importância do Estágio Supervisionado na Formação do Profissional de Educação Física: Uma Visão Docente e Discente. Rev. Digital de Edu. Fis. Minas Gerais, 2007

SOUZA, M, D. A; GONÇALVES, A.E.C. Relato de Experiências Vivenciadas Durante o Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências em uma Escola de Educação Básica em Itapipoca-CE. Realize editora. Campo Grande, 2012

SOUZA, S. F. M. O Estágio Supervisionado e a Formação do Professor de Ciências Biológicas. João Pessoa, 2011

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Relatos de Experiência