Experiências da extensão universitária na formação de professores de ciências
Resumo
O projeto Ciência na Escola: Experimentação e Teoria, é uma proposta dos professores dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Biologia da UFAC, vinculados ao GPEEC e ao LEPEQ. O projeto promove ações de pesquisa e extensão no âmbito da educação básica por meio da articulação entre universidade e escola. As atividades consistem em reunir durante uma semana, estudantes, professores da rede estadual de ensino de Rio Branco/Acre e docentes da graduação em atividades de minicursos ministrados por acadêmicos das licenciaturas envolvidas. Com o objetivo de proporcionar a vivência da docência, a partir da atuação prática na elaboração de materiais didáticos de aulas teóricas e experimentais, os acadêmicos experienciam a aproximação entre universidade e escola. Os ministrantes planejam os minicursos considerando aspectos da pesquisa qualitativa, com característica do tipo participante e colaborativa, de acordo com as abordagens da Educação em Química, Física e Biologia, atendendo inclusive abordagens metodológicas voltadas à formação de professores da educação básica. Os resultados deste projeto apontam para diferentes ações que incentivem a integração entre a universidade e a escola, de forma que estudantes e professores tenham formação complementar e continuada respectivamente, ao passo que conceitos científicos contextualizados são construídos entre os alunos da educação básica.
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