O estágio docência na pós-graduação: relatos de uma professora do magistério superior
Resumo
Pesquisas cujo objeto de estudo é o Estágio Supervisionado Curricular e seus diferentes desdobramentos em cursos de formação inicial são recorrentes em eventos, periódicos e trabalhos acadêmicos. Contudo, a quantidade de trabalhos que buscam compreender o Estágio Docência nos cursos de pós-graduação, strictu sensu, ainda é limitada. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é o de expor relatos da experiência vivenciada durante o Estágio Docência, realizado no segundo ano de doutoramento, em turmas do curso de graduação em Licenciatura em Química, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, os dados foram coletados a partir da análise de um diário de campo, elaborado durante o desenvolvimento do estágio que teve duração de 15 aulas. Os principais resultados indicam que apesar de já ser professora do magistério superior a experiência do estágio docência em outra instituição e acompanhada por uma professora com maior tempo de docência, possibilita diferentes reflexões para o exercício da própria prática pedagógica, além de possibilitar um novo olhar para o exercício da docência em sua instituição de origem, bem como das demais ações acadêmicas que são e serão futuramente desempenhadas.
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