Panorama das produções fundamentadas em TICs: em foco as ciências naturais
Resumo
Os aspectos teórico-metodológicos relacionados à Didática das Ciências estão cada vez mais presentes em pesquisas da área de Educação. Com efeito, o contexto da sala de aula é dinâmico, numa amplitude de diversidade cultural em que os estudantes têm acesso facilitado às informações e, portanto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são recursos imprescindíveis ao trabalho pedagógico. Neste contexto, apresentamos aqui os resultados parciais de uma pesquisa que investiga a presença de proposições fundamentadas em TICs para o Ensino de Ciências Naturais descritos em atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec), entre os anos de 2007 a 2017. Ao total, examinamos 270 textos, os quais foram categorizados conforme o público-alvo das proposições. O maior número de trabalhos publicados no Enpec, e relacionados às TICs (54%), refere-se às pesquisas voltadas para a Educação Básica. Percebemos também o crescimento das investigações sobre reflexões/apropriações das tecnologias para o Ensino de Ciências Naturais; todavia, este estudo corrobora para a visualização de ações ainda pouco representativas, em que os estudantes sejam, de fato, protagonistas no processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Publicado
2019-06-26
Edição
Seção
Assuntos Gerais