Categorização de trabalhos completos publicados nos anais do encontro nacional de ensino de química – ENEQ, referentes à temática jogos

  • Mariana Schneider
  • Bruna Savedra Santana
  • Denise Gomes da Silva Costa
  • Talles Viana Demos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo categorizar e quantificar a produção acadêmica referente à temática jogos, na área do Ensino de Química. Foram analisados artigos contemplados nos anais XVI, XVII e XVIII do Encontro Nacional do Ensino de Química. A quantificação dos trabalhos foi realizada via título, resumo e palavras-chaves e, para a categorização, foram utilizadas quatro categorias à priori: [I] Utilização de jogos para reforço de conteúdos químicos; [II] Utilização de jogo para a construção do conhecimento químico; [III] Utilização de jogo para abordagem temática, e; [IV] Utilização de jogos para fins de pesquisa educacional (SCHNEIDER et al. 2017), e uma elaborada à posteriori: [V] Utilização de jogo como instrumento de avaliação. Através dos resultados, observamos que em poucos trabalhos os alunos participam da criação, do desenvolvimento e da aplicação dos jogos didáticos, e concluímos que a aplicação de jogos didáticos apresentadas nos trabalhos completos categorizados, é consideravelmente mais voltada para o reforço de conteúdo químico.
Publicado
2019-06-26