Lavoisier e a experimentação demonstrativa investigativa: uma estratégia didática envolvendo o ensino da lei de conservação das massas
Resumo
O presente trabalho relata a realização de um experimento em uma abordagem demonstrativa-investigativa envolvendo alunos do 9º ano de uma escola pública no município de Barra Mansa (RJ). A experimentação é tema presente nas aulas de química e já existem experimentos tradicionais que são sempre utilizados em sala de aula, contudo, a visão de ensino de química é totalmente diferente de quando esse experimento começou a ser utilizado. Esse trabalho tem como principal objetivo repensar um experimento sobre a lei de conservação da massa a fim de deixá-lo mais aberto para a participação dos alunos e assim verificar as possíveis contribuições para o processo de ensino aprendizagem dos educandos. Observou se que a utilização dessa abordagem experimental contribuiu para que os estudantes entendessem a relação da lei de conservação da massa e a experimentação e se apropriassem da relação entre fenômenos e conceitos.Downloads
Publicado
2019-06-26
Edição
Seção
Relatos de Experiência