A experimentação demonstrativa no ensino de química promovendo o conhecimento científico

  • Angélica Ramos da Luz Universidade Federal do Acre
  • Sandra Regina Longhin

Resumo

A recente e promissora relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade está vinculada a importância da alfabetização científica (AC) para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de tomarem decisões e solucionar problemas, levando a refletir sobre a experimentação demonstrativa e a formação do conhecimento. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo promover o conhecimento científico em um processo que se inicia na sala de aula, utilizando a experimentação demonstrativa como ferramenta de desenvolvimento do aluno atuante em sociedade. Essa atividade foi realizada numa escola pública de ensino regular, por meio da ação dos bolsistas do Pibid (ID) do subprojeto Química da PUC Goiás. A experimentação intitulada: a determinação da transferência de calor entre diferentes materiais com o uso de calorímetro se mostrou eficiente pois os alunos do EM identificaram a necessidade de compreender conceitos específicos da Química, fundamentais a construção do conhecimento científico. 
Publicado
2019-06-26