Polímeros e meio ambiente: uma proposta de ensino interativo numa abordagem teórico-prática para alunos de química do ensino médio
Resumo
Neste trabalho propõe-se o desenho de uma sequência didática, numa abordagem teórico-prática, do tema polímeros e meio ambiente, para ser realizada em uma turma de alunos do ensino médio. A dinâmica pedagógica proposta está embasada nas ideias de Méheut, de modo que as interações entre professor, aluno, mundo material e conhecimento científico são essenciais para o aprendizado. O estudo de polímeros é muito importante e no ensino deste conteúdo busca-se entender e discutir sua utilização e/ou reutilização, impactos do descarte desses materiais no meio ambiente e possibilidades de reciclagem. A sequência proposta foi estruturada em 6 momentos, quais sejam: levantamento de concepções e definições prévias, leitura de textos e debate, atividade externa de coleta seletiva, atividade experimental, jogo didático e questionário avaliativo. Espera-se provocar uma inquietude tal nos alunos, que eles se sintam motivados pela busca continuada da ampliação deste conhecimento, bem como possam aplicar estas informações no seu dia a dia, para contribuir para a sociedade e em sua vida acadêmica. O desenvolvimento destas atividades também é importante para levantar reflexões sobre a importância de propor práticas pedagógicas que considerem os princípios da educação em uma perspectiva socioambiental.