Abordagem CTS como promotora da alfabetização científica: concepções de um grupo de licenciandos em química

  • Flávia Caroline Bedin
  • Maiara Fantinelli
  • Mateus Carneiro Guimarães dos Santos
  • Matheus Junior Baldaquim
  • Neide Maria Michellan Kiouranis
  • Pamela Franco Marani

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender as concepções de licenciandos em Química, participantes de um componente curricular sobre CTS, acerca das potencialidades desta abordagem na promoção da alfabetização científica. Para isso, analisamos produções textuais que foram orientadas a partir do questionamento: “de que forma a abordagem CTS pode ser facilitadora da alfabetização científica?”. Os textos foram analisados a partir de dimensões de análises definidas a priori pautadas nos referenciais teóricos sobre CTS e AC adotados. São esses: compreensão sobre a abordagem CTS no ensino, relação CTS e AC relações com a prática docente. Após análise, verificamos que apesar de os estudantes conseguirem estabelecer relações entre a abordagem CTS na promoção da AC, essas ainda são superficiais, uma vez que apresentam lacunas teóricas e epistemológicas. Por fim, reforçamos a importância dessas discussões na formação inicial de professores pois, até mesmo discussões iniciais, são capazes de promover a reflexão da prática docente.
Publicado
2019-06-26