Tipos de experimentação: a aprendizagem em Química a partir da perspectiva do processo de ressignificação e participação ativa do estudante

Autores

  • Natália Nascimento Neves
  • Larissa Pereira de Moura
  • Ilmar Bernardo Graebner

Resumo

O presente trabalho buscou discutir a importância da experimentação no ensino de Química, visto a relevância de um conhecimento científico eficaz para a formação de um cidadão crítico. Analisando o próprio caráter experimental do conhecimento químico, identificamos o valor das atividades práticas também no processo ensino-aprendizagem, tornando as aulas mais atraentes, significativas e pertinentes à realidade dos estudantes. Do ponto de vista do processo cognitivo, temos a influência dos conhecimentos prévios dos estudantes, que são obtidos em sua relação com seu meio cultural e social. Utilizar fenômenos, tantos os que podem ser reproduzidos em sala de aulas quanto os que são vivenciados em seu cotidiano, pode ser uma ferramenta de contextualização e significação do conhecimento. Na experimentação investigativa o professor atua como mediador e, participando de maneira mais ativa, o estudante pode ter mais êxito na construção de seu conhecimento.

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Publicado

2019-02-13