JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UTILIZANDO A HERPETOFAUNA PARA ABORDAR OS TEMAS MIMETISMO E CAMUFLAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Taiza Lima de Almeida Universidade do Estado do Amazonas
  • André de Lima Barros Centro Universitário do Norte

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem, Ensino de Ciências, Lúdico, Herpetofauna

Resumen

A falta de conhecimento ou análise equivocada acerca da história de vida de diversos grupos animais é uma temática a ser trabalhada pelos docentes do ciclo básico de ensino. Este trabalho visou à elaboração e avaliação da efetividade do uso de um jogo didático no processo de ensino-aprendizagem sobre os temas mimetismo e camuflagem. O público-alvo foram duas turmas do oitavo anodo ensino fundamental. Elaboramos um questionário pré-teste composto por cinco questões tanto objetivas quanto discursivas para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre os temas. Para uma turma confeccionamos e aplicamos um jogo didático e na outra realizamos apenas uma aula expositiva e dialogada. A análise dos dados foi feita de forma quantitativa e qualitativa após cada atividade realizada. Nossos resultados mostraram um baixo conhecimento prévio por parte dos alunos acerca dos temas trabalhados nesta pesquisa. 

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Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Lima de Almeida, T., & de Lima Barros, A. (2021). JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UTILIZANDO A HERPETOFAUNA PARA ABORDAR OS TEMAS MIMETISMO E CAMUFLAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 181–201. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4115

Número

Sección

Ciências Biológicas