SALA DE AULA INVERTIDA E O ENSINO EM SAÚDE: A DISCURSIVIDADE DE DOCENTES SOBRE O TEMA

Autores/as

  • Maria Bethânia Tomaschewski Bueno Mestranda no PPG em Ciências e Tecnologias na Educação do IFSul campus Pelotas-Visconde da Graça
  • Mateus Moreira Bueno Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Isabel Giusti Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense campus Pelotas-Visconde da Graça
  • Fernando Augusto Treptow Brod Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense campus Pelotas-Visconde da Graça

Palabras clave:

Ensino Híbrido, Modelos Flexíveis, Ensino e Aprendizagem, Docentes

Resumen

Esta pesquisa tem por finalidade refletir sobre a abordagem do modelo da Sala de Aula Invertida com o apoio das Tecnologias Educacionais Digitais no ensino em saúde, perante o discurso de docentes da área. A problematização parte de como os docentes da área da saúde percebem o modelo da Sala de Aula Invertida no ensino em saúde. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, com aplicação de questionário individual com perguntas abertas e fechadas a docentes da área da saúde na região sul do Brasil. Os resultados demonstraram que esses docentes percebem o modelo educacional Sala de Aula Invertida como um modelo ainda a ser explorado no campo do ensino em saúde, pois há receios em relação a implementação do mesmo em todas as disciplinas. Considera-se que esta pesquisa possa gerar reflexões sobre o modelo Sala de Aula Invertida apoiado nas Tecnologias Educacionais Digitais e que estimule demais pesquisas nessa temática em salutar a visão crítica dos futuros profissionais da saúde.

Biografía del autor/a

Mateus Moreira Bueno, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil.

Orcid id: https://orcid.org/0000-0002-4926-6198.

 

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense campus Pelotas-Visconde da Graça

Doutora em Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora do Instituto Federal Sul-Rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça, RS, Brasil.

Orcid id: https://orcid.org/0000-0001-9940-2138.

Fernando Augusto Treptow Brod, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense campus Pelotas-Visconde da Graça

Doutor em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Professor do Instituto Federal Sul-Rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça, RS, Brasil.

Orcid id: https://orcid.org/0000-0002-5754-2869

Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Tomaschewski Bueno, M. B., Moreira Bueno, M., Giusti Moreira, M. I., & Treptow Brod, F. A. . (2021). SALA DE AULA INVERTIDA E O ENSINO EM SAÚDE: A DISCURSIVIDADE DE DOCENTES SOBRE O TEMA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 644–663. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4050

Número

Sección

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar