Ensino dos processos de eletrização no 3º ano do ensino médio usando as teorias cognitivistas de Vygotsky e de Ausubel aliadas a atividades experimentais

Autores/as

  • Eloi Benicio de Melo Junior Universidade Federal do Acre
  • Marcelo Castanheira da Silva Universidade Federal do Acre

Resumen

Neste trabalho apresentamos a relevância das atividades colaborativas e construtivistas no ensino de Física para alunos do 3º ano do ensino médio, incluindo estudantes em vulnerabilidade social e econômica. Versa sobre a utilização de dois métodos de ensino: tradicional e construtivista. O último foi baseado na teoria do desenvolvimento cognitivista de Vygotsky e na aprendizagem significativa de Ausubel, incluindo atividades experimentais. Os resultados, avaliados por meio de questionários aplicados após o primeiro método e após o segundo método, demonstraram uma considerável evolução no aprendizado dos estudantes, mostrando a superioridade da utilização de técnicas cognitivistas associadas a experimentos. Esses mesmos resultados foram muito mais evidenciados em estudantes em situação de vulnerabilidade social, pois o rendimento aumentou em torno de dezoito vezes. O uso de métodos construtivistas, mesmo combinado com métodos tradicionais, motiva a participação e melhora a aprendizagem dos estudantes, podendo ser usado para reverter à forma de ensino mecânico usualmente empregado em laboratórios de Ciências.

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Publicado

2017-12-20

Cómo citar

Benicio de Melo Junior, E., & Castanheira da Silva, M. (2017). Ensino dos processos de eletrização no 3º ano do ensino médio usando as teorias cognitivistas de Vygotsky e de Ausubel aliadas a atividades experimentais. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1327

Número

Sección

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra