UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE ECOLOGIA ATRAVES DA METODOLOGIA ATIVA
Resumen
Uma ferramenta utilizada por muitos profissionais de ensino é o recurso didático, que pode ser definido como todos os materiais utilizados para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo. Entretanto, esses recursos nem sempre colocam o aluno como agente disseminador do conhecimento, ou seja, nem sempre os alunos iniciam o processo, mas simplesmente fazem parte do mesmo. As metodologias ativas veem para favorecer uma motivação autônoma, despertando a curiosidade, à medida que os alunos inserem a teoria e trazem elementos novos que ainda não foram apresentados em aula. Desta forma, este estudo tem como objetivo compilar diferentes técnicas que visam uma metodologia ativa, bem como apresentar conteúdos a serem ministrados e seus benefícios aos alunos. Através de revisão bibliográfica em artigos e periódicos, visitas a sites, bem como metodologias ativas já utilizadas em sala de aula no Curso de Ciências Biológicas (CEULJI-ULBRA). Foram selecionadas dez técnicas que podem contribuir para o ensino e aprendizagem de ecologia e áreas afins. Com a utilização de métodos ativos, a aprendizagem se torna mais eficaz e significativa ao aluno, quando comparado com métodos de ensino tradicional. Além disso, alunos que vivenciam esse método adquirem mais confiança em suas decisões, aprendem a se expressar melhor oralmente e por escrito, desenvolvendo habilidades na resolução de problemas, reforçando, desta forma, a autonomia no pensar e no agir.Citas
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