ABORDAGENS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR: LEITURA, TECNOLOGIA E LITERATURA INFANTIL.

Autores

  • Alan Silus da Cruz Silva Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI

Resumo

Esse artigo pretende explorar alguns aspectos relativos formação do leitor e da mediação da literatura infantil neste contexto. Faremos uma breve abordagem teorias behavioristas, inatistas, vygotskyanas e piagetianas que envolvem este processo passando por Ângela Kleiman, uma das estudiosas brasileiras sobre as teorias de leitura. Também buscamos destacar um olhar para a leitura nos ambientes digitais, atividade que tem se tornado uma nova prática entre muitos leitores, tanto crianças quanto jovens e adultos e também, teorizar-se-á a importância da Literatura Infantil como fonte para a formação e perpetuação do novo leitor, os autores que permeiam esse processo e as diversas práticas para despertá-lo pelo interesse do ato de ler.

 

Palavras Chave: Leitura, Literatura Infantil, Formação de Leitores.

 

Biografia do Autor

Alan Silus da Cruz Silva, Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI

Graduando em Pedagogia pelo Núcleo de Educação a Distância do Centro Universitário Leonardo Da Vinci - NEAD/UNIASSELVI, possui Graduação em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Anhanguera - Uniderp e Especialização em Comunicação: Linguagens, Construção Textual e Literatura pela Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim (ASSEVIM/ FAVIM/ UNIASSELVI). Atua como Docente Convocado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS e, como Professor Tutor - Externo do Curso de Letras e Professor/ Orientador da Pós-Graduação a Distância do Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação - GEPPE (Cadastrado e Vinculado ao CNPq) dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado) e Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e do Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância - GETED (Cadastrado e Vinculado ao CNPq) do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Tem experiência em Letras e Educação, atuando nas seguintes áreas: Cultura, Arte e Literatura Sul-Mato-Grossense, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Redação, Tecnologias Educacionais e Linguagens Digitais tendo ministrado diversas aulas, palestras e oficinas sobre os temas acima citados.alan.silus.ashtook@hotmail.com

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Publicado

2014-12-10

Como Citar

Silva, A. S. da C. (2014). ABORDAGENS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR: LEITURA, TECNOLOGIA E LITERATURA INFANTIL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/95