MATEMÁTICA + JOGOS = APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Tavifa Smoly Araripe Smoly Araripe Universidade Federal do Acre

Resumo

 

Resumo

Compreende-se que as dificuldades pelas disciplinas que envolvem cálculos matemáticos vêm sendo uma realidade em várias escolas. Numa turma de quarto ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação em Rio Branco – Acre buscou-se por meio de atividades lúdicas, jogos de dominó, abrandar dificuldades que a turma apresentava nas operações que envolvem multiplicação e divisão. Pautados no referencial teórico de Ausubel (1982), Vigotsky ([1930] Newman e Holzman (2002:72). Verificou-se portando, que conteúdos matemáticos podem ser construídos de forma significativa com materiais de apoio simples podendo apresentar resultados bem mais eficazes que os utilizados usualmente.

Palavras chave: matemática; jogos; aprendizagem-significativa

Referências

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

_________ Lev Semenovich. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organizadores Michael Cole et. al. Tradução: José Cípolla Neto, 7a. ed. São Paulo-Martins Fontes, 2007.

_________ Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. 2a. ed. São Paulo, Martins Fontes, 1998.

NEWMAN FRED, HOLZMAN LOIS. Lev Vygotsky – Cientista Revolucionário. Ed. Loyola, São Paulo, 2002.

VYGOTSKY, Lev Semenovich, Psicologia Pedagógica. 2a. ed. São Paulo, Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Araripe, T. S. A. S. (2014). MATEMÁTICA + JOGOS = APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/87