PRODUÇÃO TEXTUAL NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PRÁTICA

Autores

  • Evanilza Ferreira Silva Colégio De Aplicação da Universidade Federal do Acre
  • Nagila Silva Oliveira Universidade Federal do Acre

Resumo

RESUMO

Este artigo discute a importância de se trabalhar a produção textual em sala de aula por meio de sequências didáticas, já que, por meio delas, é possível garantir as condições de produção necessárias para se produzir textos de qualidade. Nosso objetivo é apresentar as etapas de uma sequência didática desenvolvida no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre, em duas turmas, primeiro e de segundo ano, do Ensino Fundamental, pela qual se trabalhou o gênero contos tradicionais, tendo como produto final a reescrita dos contos “João e Maria” e “o Par de Sapatos”. Como embasamento teórico-metodológico, apoiamo-nos em Marcuschi (2008) e nas orientações apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), tidos como principais documentos que norteiam as ações pedagógicas no País, além da proposta de sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004). Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, que utiliza, enquanto procedimentos técnicos, a pesquisa-ação. Os resultados processuais das atividades propostas em sala de aula demonstraram que o uso dos gêneros textuais como ponto de partida para a leitura e escrita, permitem a exploração tanto dos aspectos notacionais como discursivos, perpassando pelas questões estilísticas, escolha dos recursos linguísticos, ortografia e autoria. O trabalho com sequências didáticas permite que se faça uma avaliação formativa, reguladora do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o acesso às práticas de linguagem que estão além do domínio dos alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanilza Ferreira Silva, Colégio De Aplicação da Universidade Federal do Acre

Polivalência/ Alfabetização

Nagila Silva Oliveira, Universidade Federal do Acre

Polivalência/ Alfabetização

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Formação do Professor como Agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1997.

CARVALHO, Marlene. Guia Prático do alfabetizador. São Paulo: Editora Ática, 2001.

DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

KARWOSKI, A.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editora, 2011.

MARCUSCHI, Luis Antônio, 1946. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, 296 p.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de letras, 2004.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Silva, E. F., & Oliveira, N. S. (2014). PRODUÇÃO TEXTUAL NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PRÁTICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/83

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes