PRODUÇÃO TEXTUAL NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PRÁTICA
Resumo
RESUMO
Este artigo discute a importância de se trabalhar a produção textual em sala de aula por meio de sequências didáticas, já que, por meio delas, é possível garantir as condições de produção necessárias para se produzir textos de qualidade. Nosso objetivo é apresentar as etapas de uma sequência didática desenvolvida no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre, em duas turmas, primeiro e de segundo ano, do Ensino Fundamental, pela qual se trabalhou o gênero contos tradicionais, tendo como produto final a reescrita dos contos “João e Maria” e “o Par de Sapatos”. Como embasamento teórico-metodológico, apoiamo-nos em Marcuschi (2008) e nas orientações apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), tidos como principais documentos que norteiam as ações pedagógicas no País, além da proposta de sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004). Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, que utiliza, enquanto procedimentos técnicos, a pesquisa-ação. Os resultados processuais das atividades propostas em sala de aula demonstraram que o uso dos gêneros textuais como ponto de partida para a leitura e escrita, permitem a exploração tanto dos aspectos notacionais como discursivos, perpassando pelas questões estilísticas, escolha dos recursos linguísticos, ortografia e autoria. O trabalho com sequências didáticas permite que se faça uma avaliação formativa, reguladora do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o acesso às práticas de linguagem que estão além do domínio dos alunos.
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Formação do Professor como Agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1997.
CARVALHO, Marlene. Guia Prático do alfabetizador. São Paulo: Editora Ática, 2001.
DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
KARWOSKI, A.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editora, 2011.
MARCUSCHI, Luis Antônio, 1946. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, 296 p.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de letras, 2004.