PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A abordagem da Geografia Agrária no Ensino Médio é um tema fundamental para a compreensão dos alunos acerca de diversas questões com as quais o Brasil se depara na contemporaneidade como os conflitos no campo, a concentração fundiária e a miséria da maior parte da população rural. A abordagem dos conteúdos relacionados à essa temática precisa ser feita como parte do processo de conscientização e desalienação necessários à formação dos alunos enquanto cidadãos e sujeitos pensantes e atuantes na sociedade. Dessa forma, objetivo do presente artigo é fazer considerações sobre as perspectivas do ensino de Geografia Agrária no Ensino Médio. A pesquisa se norteou com base em bibliografia relacionada à temática considerando, principalmente, as contribuições de OLIVEIRA (1994), CAMACHO (2008) e VESENTINI (2004). Foi possível concluir que que o ensino de Geografia Agrária no Ensino Médio tem uma importante função na formação do cidadão na medida em que contribui para a desalienação e compreensão do espaço brasileiro.