OS DESAFIOS DIGITAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL DE CAMPO GRANDE - MS

Autores

  • Adolmira da Cunha Pereira de Oliveira Uniderp
  • Priscilla Basmage Lemos Drulis Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Antonio Sales UNIDERP
  • Luciana Paes de Andrade Anhanguera UNIDERP
  • Katia Alexandra de Godoi e Silva Anhanguera UNIDERP

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional; Projeto Político Pedagógico; Programa de Inovação Educação Conectada.

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de verificar o desenvolvimento tecnológico, bem como os desafios digitais, por meio da análise do projeto político pedagógico (PPP), do livro da proposta de implantação e implementação da escola pública de tempo integral da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande -MS. Utilizou-se como metodologia a pesquisa documental. Os dois documentos analisados visaram a promoção do ambiente virtual de aprendizagem, como componente e complemento das demais formas possíveis de educar, para cumprir o papel de enriquecer as condições de aprender e construir conhecimento próprio do estudante. Sendo assim, o uso de tecnologias, favorecida pela adesão da instituição ao Programa de Inovação de Educação Conectada (PIEC), dentro desta perspectiva, deverá explorar as particularidades e possibilidades de trocas quantitativas e qualitativas no ambiente virtual de aprendizagem, entre aluno e professor, aluno e aluno e aluno e ambiente.

Biografia do Autor

Priscilla Basmage Lemos Drulis, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Pedagogia. Pós- graduada em Psicopedagogia e Educação Especial e Mestre em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Antonio Sales, UNIDERP

Doutor em Educação. Docente Sênior do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Professor no Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática da Uniderp/Anhanguera

Luciana Paes de Andrade , Anhanguera UNIDERP

Doutorado em Ciências (Universidade de São Paulo - USP)
Docente/Coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - Uniderp
Docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde - Unian

Katia Alexandra de Godoi e Silva, Anhanguera UNIDERP

Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP, mestrado em Design pela UFPR. Possui bacharelado em Design pela FAAP e licenciatura em Educação Artística pela UNESPAR. Estágio pós-doutoral em Educação pela UCDB, bolsista Capes/PNPD. Estágio pós-doutoral em curso na área de Educação pela Universidade de Aveiro (Portugal). Docente no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UNIDERP). Docente no Progrma de pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR).

Referências

CAMPO GRANDE (MS). Secretaria Municipal de Educação. Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais. Educação Integral: uma experiência da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande -MS. Org. BRITO, A.M.; LIMA, C. S.; ESTRADA, R. A. Campo Grande – MS: SEMED, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.

DEMO, P. Pesquisa Social. Serviço Social & Realidade, v.17, n.1, p.11-36, 2008. Disponível em: https://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Demo-Pesquisa_Social.pdf Acesso em: 10 ago. 2021

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. Políticas de tecnologia na educação no Brasil: Visão histórica e lições aprendidas. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v.28, n.94, p.1-35, 2020. https://doi.org/10.14507/epaa.28.4295

ALMEIDA, M.E.B.; VALENTE, J.A. Políticas de Tecnologia na Educação Brasileira: Histórico, lições aprendidas e recomendações. Projeto Gráfico, 2016. Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ . Acesso em 10 ago. 2021.

. OLIVEIRA, M. P. Políticas públicas em tecnologias educacionais para a educação básica. Revista Brasileira de Tecnologias Sociais, v.5, n.2, p. 113-121, 2018.

BRASIL. Decreto nº 9.204, de 23 de novembro de 2017, que institui o Programa de Inovação Educação Conectada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Decreto/D9204.htm. Acesso em: 21 de jul.2021.

LIMA, M. C. Monografia: A engenharia da produção acadêmica. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

CAMPO GRANDE (MS) Projeto Político Pedagógico da escola municipal em tempo integral Professora “Iracema Maria Vicente”. Campo Grande – MS: SEMED, 2017.

Downloads

Publicado

2024-04-27

Como Citar

da Cunha Pereira de Oliveira, A., Basmage Lemos Drulis, P. ., Sales, A. ., Paes de Andrade , L. ., & Alexandra de Godoi e Silva, K. . (2024). OS DESAFIOS DIGITAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL DE CAMPO GRANDE - MS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/5620

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar