A ÉTICA E O CAMPO CIENTÍFICO NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Autores

  • Izabel Lucas Gontijo Maiorino Maiorino Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Sálua Cecílio Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Palavras-chave:

Ciências Humanas e Sociais. Campo Científico. Ética. Pesquisa Bibliográfica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e discutir pesquisas que abordam as ciências humanas e sociais e sua relação com a ética e o campo científico, considerando-se a perspectiva do materialismo histórico dialético. A metodologia consistiu na busca e seleção de material bibliográfico, observado o recorte temporal entre 2015 e 2020. Trata-se de trazer à tona questões das ciências humanas e sociais, a ética e o campo científico, como um espaço de lutas que desafiam práticas e normas sociais. A revisão bibliográfica sobre o tema sinaliza, escassez de pesquisas. Importa assim uma reflexão sobre a formação e o papel do pesquisador, dos valores éticos, práticas, atitudes e o compromisso estabelecido com a comunidade científica e social.

Biografia do Autor

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Possui licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino (1971), Uberaba-MG, mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é pesquisadora e professora de tempo contínuo da Universidade de Uberaba. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação, como docente dos cursos de Mestrado e Doutorado. Desde 2017, coordena o referido Programa. Ainda em âmbito interno da instituição, é membro do seu Conselho Universitário e integra o Comitê de Ética em Pesquisa e o Comitê do Banco de Avaliadores Ad Hoc do PIBIC - UNIUBE. É pesquisadora da REDESTRADO - Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho docente, tecnologias e subjetividade (GEPETTES) e do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento profissional e trabalho docente na contemporaneidade. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Educação e Psicologia, com ênfase nos estudos sobre Trabalho, tecnologias e saúde, atuando principalmente na investigação dos seguintes temas: educação, trabalho, subjetividade, tecnologias digitais e trabalho docente, formação de professores e trabalho docente. 

Referências

[1] ALVES, D.; TEIXEIRA, W. Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias. Educação e Pesquisa, v. 46, p. e217376, 5 fev. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/166361. Acessos em 17 abr. 2020.

[2] JACOME, M. de Q. D.; ARAUJO, T. C. C. F. de; GARRAFA, V. Comitês de ética em pesquisa no Brasil: estudo com coordenadores. Rev. Bioét., Brasília, v. 25, n. 1, p. 61-71, abr. 2017. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000100061&lng=en&nrm=iso. Acessos em 01 mai. 2020.

[3] PAIVA, P. A. et al. Experiência do comitê de ética em pesquisa de uma universidade pública de Minas Gerais, Brasil. Rev. Bioét., Brasília, v. 23, n. 1, p. 169-177, Abr. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422015000100169&lng=en&nrm=iso. Acessos em 06 jun. 2020.

[4] PALÁCIOS, M.; REGO, S. A proposta de regulamentação ética da pesquisa clínica apresentada ao Senado Brasileiro não interessa aos participantes de pesquisa. PERSPECTIVAS. Cad. Saúde Pública, 31 (8), ago. 2015. Disponível em: https://scielosp.org/article/csp/2015.v31n8/1583-1585/. Acessos em 21 abr. 2020.

[5] PAULA, C. C. de. et al. Ética na pesquisa com adolescentes que vivem com HIV/Aids. Rev. Bioét. (Impr.). 2015; 23 (1): 161-8. Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/996/1200. Acessos em 28 abr. 2020.

[6] GUERRIERO, I. C. Z.; BOSI, M. L. M.; PETER, E. Ética nas pesquisas em ciências humanas e sociais em saúde: identificando especificidades. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 9, p. 2612-2613, set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000902612&lng=pt&nrm=iso. Acessos em 25 abr. 2020.

[7] SECCO, M. Ética como ciência em Thomas Hobbes. Florianópolis, SC, 2015, 159 p. Tese (doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/135791/335660.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessos em 27 abr. 2020.

[8] GUSMAN, C. R.; RODRIGUES, D. A.; VILLELA, W. V. Trâmites éticos, ética e burocracia em uma experiência de pesquisa com população indígena. Saude Soc., São Paulo, v. 25, n. 4, p. 930-942, dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902016000400930&lng=en&nrm=iso. Acessos em 27 abr. 2020.

[9] DIAS, E. de A. A ciência como um jogo em Popper. Griot: Revista de Filosofia, v. 19, n. 3, p. 327-337, 15 out. 2019. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/griot/article/view/1239. Acessos em 01 mai. 2020.

[10] ARAUJO NETO, G. A. de; ARAUJO, G. B. F. Karl Popper e a questão da mente. Nat. Hum., São Paulo, v. 20, n. 1, p. 69-82, jul. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302018000100005&lng=pt&nrm=iso. Acessos em 01 maio 2020.

[11] DIAS, E. de A. Progresso Científico e Verdade em Popper. Trans/Form/Ação, Marília, v. 38, n. 2, p. 163-173, ago. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732015000200163&lng=en&nrm=iso. Acessos em 01 mai. 2020.

[12] BICALHO, P. P. G. de. A Ética em Jogo no Campo Surpreendente da Pesquisa. Rev. Polis e Psique; 20 anos do PPGPSI/UFRGS, 2019, p. 20-35. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PolisePsique/article/view/98443/55361. Acessos em 28 abr. 2020.

[13] AMORIM, K. P. C. Ética em pesquisa no sistema CEP-CONEP brasileiro: reflexões necessárias. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, p. 1033-1040, mar. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000301033&lng=en&nrm=iso. Acessos em 28 abr. 2020.

[14] SAVI NETO, P.; FARE, M. de L.; SILVA, D. S. da. Ética, autonomia e pesquisa em educação: questionamentos à regulação brasileira da conduta dos pesquisadores. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 25, e250013, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100212&lng=en&nrm=iso. Acessos em 01 mai. 2020.

[15] TAQUETTE, S. R.; MINAYO, M. C. Análise de estudos qualitativos conduzidos por médicos publicados em periódicos científicos brasileiros entre 2004 e 2013. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 26 [2]: 417-434, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/physis/v26n2/0103-7331-physis-26-02-00417.pdf. Acessos em 20 abr. 2020.

[16] CARVALHO NETO, C. T. de; ENGLER, H. B. R. Os desafios para as ciências sociais em tempos de (des) investimentos. Revista Cesumar Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 23, n. 2, p. 245-266, jul./dez. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/izalg/Downloads/7000-Texto%20do%20artigo%20-%20Arquivo%20Original-31613-2-10-20181227.pdf. Acessos em 12 mai. 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Maiorino, I. L. G. M., & Sálua Cecílio. (2021). A ÉTICA E O CAMPO CIENTÍFICO NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 559–575. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4708

Edição

Seção

Ciências Humanas