CATÁLOGO DE MEMES: UM MATERIAL DE APOIO E INCENTIVO AO USO DIDÁTICO DE MEMES NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Thiago Rodrigues de Sá Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC http://orcid.org/0000-0003-0412-3078
  • Alda Ernestina dos Santos Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí/Núcleo de Química. Departamento de Ciências e Linguagens
  • Luiz Felipe Santoro Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC
  • Eduardo dos Santos de Oliveira Braga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

Palavras-chave:

Memes, Recurso didático, Prática docente, Ensino de Química

Resumo

Com o avanço da tecnologia e das diversas possibilidades de recursos educacionais disponíveis na internet, os memes se apresentam como um importante recurso didático no ensino de Química. Diante da inexistência de um material único contendo memes relacionados à essa ciência, foi criado o Catálogo de Memes de Química, elaborado com o propósito de servir como um material de apoio e fonte de memes abordando os mais diversos conteúdos de Química e que desta forma, possam ser utilizados como recurso didático pelos professores da disciplina. Neste contexto, este estudo teve por objetivo apresentar o catálogo de memes, bem como a avaliação deste material pelos professores de Química. O catálogo de memes foi avaliado por cem professores de Química, e os resultados obtidos demonstraram a boa aceitabilidade desse material pelos docentes, que em sua maioria consideram que ele contribuirá para sua prática docente e consequentemente para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Acreditamos, portanto, que a aliança entre a utilização deste material com um bom planejamento dos professores possa contribuir para o ensino de Química e a aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Thiago Rodrigues de Sá Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

Mestre em Ensino de Ciências da Natureza pela UFF – PPECN; Mediador presencial do curso de Licenciatura em Química – UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ; Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Alda Ernestina dos Santos, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí/Núcleo de Química. Departamento de Ciências e Linguagens

Doutora em Química de Produtos Naturais pelo Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais (IPPN) da UFRJ.; Professora EBTT da área de Química no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - câmpus Bambuí, Minas Gerais, MG, Brasil

Luiz Felipe Santoro Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

Mestre em Ensino de Ciências da Natureza pela UFF – PPECN; Mediador presencial do curso de Licenciatura em Química – UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ; Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

Mestre em Matemática – UFRJ; Mediador presencial do curso de Licenciatura em Matemática – UFF oferecido pelo Consórcio CEDERJ e Docente de Matemática IFRJ; Duque de Caxias, RJ, Brasil.

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Alves, T. R. de S., Santos, A. E. dos, Dantas, L. F. S., & Braga, E. dos S. de O. (2021). CATÁLOGO DE MEMES: UM MATERIAL DE APOIO E INCENTIVO AO USO DIDÁTICO DE MEMES NO ENSINO DE QUÍMICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 800–817. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4592

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar