DERMATOGLYPHICS, COORDINATION AND LITERACY IN PRIMARY SCHOOL: A CORRELATIONAL APPROACH

Autores

  • Fábio André Castilha Laboratório de Biociências do Movimento Humano - LABIMH, UFRJ
  • Renato Vidal Linhares Federal University of Rio de Janeiro
  • Paula Roquetti Fernandes Center for Excellence in Physical Evaluation - CEAF
  • José Fernandes Filho Federal University of Rio de Janeiro

Palavras-chave:

dermatoglifia; coordenação motora; dificuldades na alfabetização;

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou correlacionar características dermatoglíficas com a coordenação motora de escolares com (Y/LD) e sem dificuldades de alfabetização (N/LD). Métodos: Estudo transversal e descritivo com análise comparativa e correlacional. A amostra foi composta por 240 alunos (47,92% meninas), de 6 a 11 anos (7,51 ± 0,76), matriculados no 2º e 3º anos do ensino fundamental em Curitiba. Os testes aplicados foram: IMC; resultados das provas de Curitiba e análise do portfólio acadêmico; teste KTK para avaliação da coordenação motora; e dermatoglífia. Os resultados foram apresentados por estatística descritiva. Resultados: Foram observadas diferenças entre os grupos nos 4 testes KTK (p <0,01), bem como no quociente motor total (z = 0,258, p <0,01) e no escore total (z = 0,240, p <0,01). Não foram observadas diferenças significativas entre as variáveis ​​dermatoglíficas. Os resultados do KTK se correlacionaram fortemente entre os grupos Y/LD e N/LD (t (238) = 5,976, p <0,01, d = 0,79). Conclusões: O estudo reforçou a tese de que pode haver uma estreita relação entre as dificuldades de coordenação motora e alfabetização.

Biografia do Autor

Fábio André Castilha, Laboratório de Biociências do Movimento Humano - LABIMH, UFRJ

Doutorando em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EEFD/UFRJ, Área de Conhecimento: Ciências da Saúde; Professor Efetivo de Educação Física do Sistema Colégio Militar do Brasil - Exército Brasileiro, lotado no Colégio Militar de Manaus.

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Publicado

2023-09-17

Como Citar

Castilha, F. A., Linhares, R. V., Roquetti Fernandes, P., & Fernandes Filho, J. (2023). DERMATOGLYPHICS, COORDINATION AND LITERACY IN PRIMARY SCHOOL: A CORRELATIONAL APPROACH. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(1), 52–63. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4502

Edição

Seção

Ciências da Saúde