ESTOQUE DE CARBONO ORGÂNICO NO SOLO SOB FLORESTA PRIMÁRIA (FP) E SISTEMAS AGROFLORESTAIS (SAF) EM ASSENTAMENTO RURAL NO SUL DO AMAZONAS

Autores

  • Joiada Moreira da Silva Linhares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
  • Wanderley Rodrigues Bastos Universidade Federal de Rondônia
  • Ângelo Gilberto Manzatto Universidade Federal de Rondônia
  • Ronaldo Almeida Universidade Federal de Rondônia
  • Deborah Pereira Linhares da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Cacoal
  • Reginaldo Martins da Silva de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Porto Velho

Palavras-chave:

Uso e cobertura da terra, Estoque, Sistema agroflorestal, Classes de solo

Resumo

O sistema agroflorestal (SAF) é o uso da terra que integra no mesmo espaço cultivo de espécies agrícolas e silviculturais. O SAF é estratégico na mitigação das emissões do dióxido de carbono (CO2), causado pela mudança no uso e cobertura da terra. O estudo teve o objetivo de quantificar os estoques de carbono orgânico do solo (ECS) em diferentes classes e profundidades de solo em floresta primária (FP) e SAF na colônia agrícola do ramal do 12. Foram usados quatro métodos: elaboração de mapa temático e imagem digital, amostragem, análise físico-química e estatística de solo. Os Argissolos sob SAF’s com três e dezenove anos de adoção apresentaram elevados ECS (50.22 e 51,75 Mg. C.ha-1 ) na camada 80 – 100cm do solo. Estes resultados demonstram a capacidade do Argissolo sob SAF em estocar carbono orgânico nas camadas subsuperficiais.

Biografia do Autor

Joiada Moreira da Silva Linhares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Licenciado e Bacharel em Geografia. Mestre e Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Pesquisador de apoio técnico no Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfang C. Pfeiffer, Universidade Federal de Rondônia. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, campus Lábrea.

Wanderley Rodrigues Bastos, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1986), concluiu o mestrado (1997) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica Ambiental) no Instituto de Biofísica Carlos Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado III pelo Departamento de Biologia; Coordenador do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfgang Christian Pfeiffer desde 1999 e Bolsista de Produtividade CNPq desde 2006. Coordenou de 2007 a 2009 a Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade Federal de Rondônia e atualmente faz parte do seu Colegiado. Integra também os Programas de Pós-Graduação de Biofísica da UFRJ e a Rede BIONORTE. Atuou como chefe do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia entre 2010/2012. Atuou como membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INCT-INPeTAm) coordenado pelo Instituto de Biofísica Carlos C. Filho da UFRJ. Atualmente integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a pesquisa da Transferência de Materiais do Continente para o Oceano (INCT-TMCOcean) coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Drude de Lacerda do Laboratório de Ciências do Mar da UFC. Desenvolve estudos na área de: Ambiente & Saúde; Biofísica Ambiental; Biogeoquímica de Poluentes e Ecotoxicologia Aquática (Amazônia). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2105-9947

Ângelo Gilberto Manzatto , Universidade Federal de Rondônia

Sou professor adjunto II da Universidade Federal de Rondônia (Unir, campus Porto Velho) com regime de dedicação exclusiva e, atuo na área de ecologia, dinâmica e estrutura de florestas amazônicas e ecologia de ecossistemas. Nos últimos anos venho participando como pesquisador colaborador em projetos multidisciplinares e interinstitucionais (CNPq/MCT/PPG7?FaseII; CNPq/CT-Hidro, CNPq/CT-Saúde e CNPq/Universal). Na graduação venho lecionando disciplinas de ecologia de campo, fundamentos de ecologia e de populações e ecologia de comunidades e biodiversidade para o curso de Ciências Biológicas da Unir no município de Porto Velho. Participo como membro permanente dos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade Federal de Rondônia e da REDE BIONORTE - Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal. Sou membro do Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBIO em Rondônia e do Comité Gestor do INCT-Cenbam (Centro de Estudos da Biodiversidade Amazônica) e Vice-Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA/UNIR).

Ronaldo Almeida, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia (2004), mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2006) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atuou como professor adjunto Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professor ADJ IV da Universidade Federal de Rondônia, Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Ambientais DACSA/NIR, Campus de Guajará-Mirim. Tem experiência nas seguintes áreas: Ensino de Ciências Ambientais, Ecologia com ênfase em Ecologia de reservatórios, atuando principalmente nos seguintes temas: Limnologia de reservatórios, contaminação ambiental e humana por mercúrio na região amazônica. Métodos cromatográficos e espectrométricos para a detecção de mercúrio em matrizes complexas.

Deborah Pereira Linhares da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Cacoal

Graduada (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Servidora, no cargo de Assistente em Administração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Cacoal. 

Reginaldo Martins da Silva de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Campus Porto Velho

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2010), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2012) e doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2019). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, porto velho, uso e cobertura da terra, igarapé tancredo e uso e ocupação.

Referências

[1] WMO, World Meteorological Organization. Statement on the status of the global climate in 2009. Geneva, 2010. 13p.
[2] CARVALHO, J.L.N. et al. Potencial de sequestro de carbono em diferentes Biomas no Brasil. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 34. 277-289. 2010.
[3] FEARNSIDE, P.M.; BARBOSA, R.I. Soil carbon changes from conversion of forest to pasture in Brazilian Amazonia. Forest Ecology and Management, v. 108, p. 147-166, 1998.
[4] JIMÉNEZ, J. J.; LAL, R. Mechanisms of C sequestration in soils of Latin America. Columbia (USA): SENR IMPRESS, 2006. 79p.
[5] OLIVEIRA, E.S.; REATTO, A.; ROIG, H.L. Estoque de carbono do solo segundo os componentes da paisagem. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 32, n ½, p. 71-93, 2015.
[6] CERRI, C. C.; BERNOUX, M.; VOLKOFF, B.; MORAES, J. L. Dinâmica do Carbono nos Solos da Amazônia. In: ALVARES, V.H.V.; FONTES, L.E.F.; FONTES, M.P.F. O solo nos grandes domínios morfoclimáticos do Brasil e o desenvolvimento Sustentado. Viçosa: SBCS, 1996, p. 61-69.
[7] MARQUES, J.D.O.; LUIZÃO, F.J.; TEIXEIRA, W.G.; Araújo, E. M. Carbono orgânico em solos sob floresta na Amazônia central. In: Congresso Norte Nordeste de pesquisa e Inovação, 7., 2013 Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1002068/1/CONNEPI1. Acesso em: 06 dez. 2018.
[8] BRITO, E.S. et al. Estoque de carbono e nitrogênio em sistemas de uso e manejo de solos do Acre: sudoeste da Amazônia. In: Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 19, 2012, Lages. Anais... Lages, 2012. 1 CD-ROM.
[9] GAMA-RODRIGUES, E.F. et al. Carbon storage in soil size fractions under two cacao agroforestry systems in Bahia, Brazil. Environmental Management, v. 45, n. 2, p. 274–283, 2010.
[10] SILVA, D.C. et al. Atributos do solo em sistemas agroflorestais, cultivo convencional e floresta nativa. Revista de estudos ambientais, v. 13, n. 1, p. 77-86, 2011.
[11] TORRES, C.M.M.E. et al. Sistemas agroflorestais no Brasil: uma abordagem sobre a estocagem de carbono. Revista pesquisa floresta brasileira, v. 34, n. 79, p. 235-244, 2014.
[12] LUIZÃO, R.C.C. et al. A manutenção da fertilidade do solo em Sistemas manejados na Amazônia. Geophysical Monograph, n. 186, p. 1-31, 2009. Disponível em: https://daac.ornl.gov/LBA/lbaconferencia/amazonia_global_change/20_A%20Manutencao_Fertilidade_Luizao.pdf. Acesso em: 12 de jun. de 2020.
[13] LINHARES, J. M. S. et al. Variabilidade de atributos físico-químicos e dos estoques de carbono orgânico em Argissolo Vermelho sob sistemas agroflorestais no assentamento Umari sul do Amazonas. Revista de Geografia Acadêmica, v. 10, n. 01, p. 93-116, 2016.
[14] IBGE – Instituto Brasileira de Geografia e Estatística. Manual técnico de vegetação brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. 271p.
[15] SISTEMA DE PROTEÇÃO DE AMAZONIA (Sipam) Imagens Base Digital dos municípios de Lábrea /AM. Amazonas. Manaus: SIPAM, 2015. CD-ROM - Vol. 1.
[16] SILVA, A.E.; ANGELIS, C.F.; MACHADO, L.A.T.; WAICHAMAN, A. V. Influência da precipitação na qualidade da água do Rio Purus, Revista Acta Amazônica, v. 38, n. 4, p.733-742, 2008. DOI. 10.1590/S0044-59672008000400017.
[17] DANTAS, M.E.; ARMESTO, R.C.G. Origem da paisagem. In: SILVA, C. R. (ed.) Geodiversidade do Brasil: conhecer o passado para entender o presente e prever o futuro. Rio de Janeiro: CPRM, 2008. p. 34-56.
[18] IBGE – Instituto Brasileira de Geografia e Estatística. Projeto RADAMBRASIL, In: Levantamento de recursos naturais folha SB. 20 Purus. Ed. fac-similiar. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. CD ROM – Vol. 17.
[19] MOREIRA, M.A. Fundamentos do sensoriamento remoto: e metodologias de aplicação. São José dos Campos: INPE, 2001. 250p.
[20] EMBRAPA – Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de solo. 2. ed. Rio de Janeiro: 1997. 212 p. (EMBRAPA-CNPS. Documentos 1).
[21] FERNANDES, F.A.; FERNANDES, A.H.B.M. Cálculo dos estoques de carbono do solo sob diferentes condições de manejo. Corumbá: 2008. p. 4. (EMBRAPA-CNPS. Comunicado técnico, 69). Disponível em: <http://www.cpap.embrapa.br/publicacoes/download.php?arq_pdf=COT69>. Acesso em: 6 fev. 2013.
[22] SISTI, C.P.J. et al. Change in carbon and nitrogen stocks in soil under 13 years of conventional or zero tillage in southern Brazil. Soil & Tillage Research, v 76, p. 39–58, 2004.
[23] EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Sistema Brasileiro de Classificação de Solo. 3. ed. Rio de Janeiro: 2018. 353 p.
[24] ROSOLEN, V.; HERPIN, U. Expansão dos solos hidromórficos e mudanças na paisagem: um estudo de caso na região Sudeste da Amazônia Brasileira. Revista Acta Amazônica, v. 38, n. 3, p. 483-490, 2008.
[25] ARAÚJO, E.A.; LANI, J. L.; AMARAL, E. F.; GUERRA, A. Uso da terra e propriedades físicas e químicas de Argissolo Amarelo Distrófico na Amazônia Ocidental. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 28, n. 2, p. 307-315, 2004.
[26] MELO, V.F. et al. Caracterização física, química e mineralógica de solos da colônia agrícola do Apiaú (Roraima, Amazônia), sob diferentes usos e após queima. Revista Brasileira de Ciência do solo, v. 38, p. 1039-1050, 2006.
[27] CAMPOS, M.C.C. et al. Topossequência de solos na transição Campos Naturais-Floresta na região de Humaitá, Amazonas. Revista Acta Amazônica, v. 42, n. 3, p. 387-398, 2012.
[28] SANTIAGO, W.R. et al. Nitrogênio mineral e microbiano do solo em sistemas agroflorestais com palma de óleo na Amazônia oriental. Revista Acta amazônica, v. 43, n. 4, p. 395-406, 2013.
[29] LUIZÃO, R.C.C.; LUIZÃO, F.J.; PAIVA, R. Q.; MONTEIRO, T. F.; SOUSA, L. S.; KRUIJT, B. Variation of carbon and nitrogen cycling processes along a topographic gradient in a central Amazonian forest. Global Change Biology, V. 10, p. 592–600, 2004 x
[30] AQUINO, R.E. et al. Characteristics of color and iron oxides of clay fraction in Archeological Dark Earth in Apuí region, southern Amazonas. Geoderma, v.262, p. 35-
[31] SCHAEFER, C.E.G.R. et al. Solos da Região Amazônica. In: CURI N.; KER, J. C.; NOVAIS R. F.; VIDAL-TORRADO, P.; SCHAEFER C. E. G. R, Solos dos Biomas Brasileiros. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; 2017. p. 112-153.
[32] ZINN, Y.L. et al. Perfis de carbono orgânico do solo nas regiões sul e serra do espinhaço meridional, minas gerais: modelagem em profundidade. Revista Brasileira de Ciências do Solo, v. 36, p. 1395-1406, 2012.
[33] GATTO, A. et al. Estoques de carbono no solo e na biomassa em plantações de eucalipto. Revista Brasileira de Ciências de solo, v. 34, p. 1069-1079, 2010.
[34] MARQUES, J.J.; TEIXEIRA W.G.; SCHULZE D.G.; CURI N. Mineralogy of soils with unusually high exchangeable Al from the western Amazon Region. Journal Clay Miner, v. 37, p. 651-661, 2002.
[35] CHIG, L.A. et al. Distribuição espacial da granulometria, cor e carbono orgânico do solo ao longo de um transecto em microbacias na Amazônia meridional. Revista Acta Amazonica, v. 38, n. 4, p. 715-722, 2008.
[36] SANTOS, K.F. et al. Teores e estoques de carbono orgânico do solo em diferentes usos da terra no Planalto Sul de Santa Catarina. Revista de Ciências Agroveterinárias, v. 18, n. 2, p. 222-229, 2019.
[37] TAKIMOTO, A.; NAIR, P.K.R.; NAIR, V.D. carbon stock and sequestration potential traditional and improved agroforestry systems in the West African Sahel. Agriculture Ecosystems environment, v. 125, p. 159-166, 2009.
[38] MENEZES, J.M.T. et al. Comparação entre solos sob uso agroflorestais e em florestas remanescentes adjacentes, no norte de Rondônia. Revista Brasileira de Ciência do Solo, n. 32, p. 893-898, 2008.
[39] IWATA, B.F. et al. Sistemas agroflorestais e seus efeitos sobre os atributos químicos em Argissolo Vermelho-Amarelo do Cerrado piauiense. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 16, n.7, p. 731-738.
[40] RANGEL, O. J. P.; SILVA, C. A. Estoque de Carbono e Nitrogênio e frações orgânicas de Latossolo submetido a deferentes sistemas de uso e Manejo. Revista brasileira de Ciências do solo, v. 31, p. 1609-1623, 2007.
[41] JUNQUEIRA, A.C. et al. Sistemas agroflorestais e mudança na qualidade do solo em assentamento de reforma agrária. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 8, n. 1, p. 102-115, 2013.
[42] GOMES, J.B.V. et al. Carbon Stocks and Pools in Relation to the Texture of Kaolinitic Soils from the Brazilian East Coast. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 42, p. 1-15, 2018.
[43] NEPSDAT D.C. et al. The role of deep Roots in the hydrological and carbon cycles of Amazonian forests and pastures. Nature, v. 372, n. 15, p.666-669.
[44] SILVA, L. F. Solos tropicais aspectos pedológicos e de manejo. São Paulo: Terra Brasilis, 1996.
[45] ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3 ed. São Paulo: expressão popular, 2012. 400 p.
[46] RODRIGUEZ, C.A.S. Serviços ambientais em sistemas agroflorestais. In: CIRO, A. R.; BERNARDES, M. S. Caderno da disciplina de sistemas agroflorestais. Piracicaba: ESALQ/USP, 2015, 79p.

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Silva Linhares, J. M. da, Bastos, W. R., Manzatto , Ângelo G., Almeida, R., Linhares da Silva, D. P., & Silva de Souza, R. M. da. (2021). ESTOQUE DE CARBONO ORGÂNICO NO SOLO SOB FLORESTA PRIMÁRIA (FP) E SISTEMAS AGROFLORESTAIS (SAF) EM ASSENTAMENTO RURAL NO SUL DO AMAZONAS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 497–519. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4285

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas