JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UTILIZANDO A HERPETOFAUNA PARA ABORDAR OS TEMAS MIMETISMO E CAMUFLAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Ensino de Ciências, Lúdico, HerpetofaunaResumo
A falta de conhecimento ou análise equivocada acerca da história de vida de diversos grupos animais é uma temática a ser trabalhada pelos docentes do ciclo básico de ensino. Este trabalho visou à elaboração e avaliação da efetividade do uso de um jogo didático no processo de ensino-aprendizagem sobre os temas mimetismo e camuflagem. O público-alvo foram duas turmas do oitavo anodo ensino fundamental. Elaboramos um questionário pré-teste composto por cinco questões tanto objetivas quanto discursivas para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre os temas. Para uma turma confeccionamos e aplicamos um jogo didático e na outra realizamos apenas uma aula expositiva e dialogada. A análise dos dados foi feita de forma quantitativa e qualitativa após cada atividade realizada. Nossos resultados mostraram um baixo conhecimento prévio por parte dos alunos acerca dos temas trabalhados nesta pesquisa.
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