JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UTILIZANDO A HERPETOFAUNA PARA ABORDAR OS TEMAS MIMETISMO E CAMUFLAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Taiza Lima de Almeida Universidade do Estado do Amazonas
  • André de Lima Barros Centro Universitário do Norte

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Ensino de Ciências, Lúdico, Herpetofauna

Resumo

A falta de conhecimento ou análise equivocada acerca da história de vida de diversos grupos animais é uma temática a ser trabalhada pelos docentes do ciclo básico de ensino. Este trabalho visou à elaboração e avaliação da efetividade do uso de um jogo didático no processo de ensino-aprendizagem sobre os temas mimetismo e camuflagem. O público-alvo foram duas turmas do oitavo anodo ensino fundamental. Elaboramos um questionário pré-teste composto por cinco questões tanto objetivas quanto discursivas para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre os temas. Para uma turma confeccionamos e aplicamos um jogo didático e na outra realizamos apenas uma aula expositiva e dialogada. A análise dos dados foi feita de forma quantitativa e qualitativa após cada atividade realizada. Nossos resultados mostraram um baixo conhecimento prévio por parte dos alunos acerca dos temas trabalhados nesta pesquisa. 

Referências

[1] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: SEF. 138 p. 1998.

[2] VITT, L. J.; CALDWELL, J. P. Herpetology: An introctory Biology of Amphibians and Reptiles. 3. ed. Oxford: Academic Press. 697 p., 2009.

[3] LUCHESE, M. S. A herpetologia no ensino fundamental: os que os alunos pensam e aprendem. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

[4] SANTOS, J. R.; BONOTTO, D. M. B. Educação ambiental e animais não humanos: Linguagens e valores atribuídos por professoras do ensino Fundamental. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 7, n. 1, p. 09-27, 2012.

[5] SANTOS, L. H. S. Biologia dentro e fora da Escola: meio ambiente estudos culturais e outras questões. Porto Alegre: Mediação, 2000.

[6] TEIXEIRA, I. A. S. Camuflagem e mimetismo como estratégias de sobrevivência. Dissertação (Conclusão de curso Ciências Biológicas), Universidade do Vale do Paraíba, Faculdade de Educação e Artes Curso de Ciências Biológicas Da Faculdade de Educação e Artes, São José dos Campos–SP, 2012.

[7] OLIVEIRA, M.C.; CHARLO,P. B.; ANDRADE, L. S. Estratégias adaptativas na forma de fenômenos de ocultação: revisão bibliográfica. Revista UNINGÁ, n.10, p. 29-39, 2006.

[8] RUXTON, G. D. SHERRATT, T. N.; SPEED, M. P. Evitando o ataque: a ecologia evolutiva da cripta, sinais de alerta e mimetismo. Oxford University Press, 2004.

[9] SOUZA, C. E. P.; SOUZA, J. G. (Re) Conhecendo os animais peçonhentos: Diferentes abordagens para a compreensão da dimensão histórica, sócio-ambiental e cultural das ciências da natureza. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em educação e ciências. Atas do V ENPEC. Bauru: ABRAPEC, 2005.

[10] NORONHA-OLIVEIRA, M. V. Elaboraão de um recurso didático para a melhoria da prática docente no ensino de Ciências: Guia ilustrado dos Lagartos do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI). IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Universidade Federal de Sergipe, 2010.

[11] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: SEMTEC, 2002.

[12] PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de biologia: Uma proposta metodológica baseada em módulo didático. IX Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, Anais [...] PUCPR, 2009.

[13] CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. São Paulo: Cadernos dos Núcleos de Ensino. p. 35-48, 2003. Disponível em: <http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf>. Acesso em: 05 dez 2018.

[14] JANN, P. N.; LEITE, M. F. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências & Cognição. Rio de Janeiro, v. 15, p. 282-293, 2010.

[15] Conheça Boca do Acre no Sul do Amazonas. Portal do Amazonas.com, Manaus, 29 de nov. de 2017. Disponível em: < http://portaldoamazonas.com/conheca-boca-do-acre-no-sul-do-amazonas>. Acesso em: 03 ago. 2019.

[16] SOUZA, C. T. ; BIERHALZ, C. D. K. ; ROCHA, C. ; STOLL, V. G. ; CORREA, D. M. ; LUZ, F. A. ; KAUFMANN, L. Mimetismo ou camuflagem: uma discussão a partir da prova Brasil. Em: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, S'antana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017. Disponível em: http://seer.unipampa.edu.br/index.php/siepe/article/download/29135/14649. Acesso em: 03 jul. 2019.

[17] SANTOS, D. R.; BOCCARDO, L.; RAZERA, J. C. C.Uma experiência lúdica no ensino de ciências sobre os insetos. Revista Ibero-americana de Educação. v. 5, n.7. 2009.

[18] LARA, P.; BOZZA, E. C.; JAROCHYNSHI, N. F.; KAICK, T. V.; PROCOPIAK, L. K. Desenvolvimento e aplicação de um jogo sobre interações ecológicas no ensino de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências. v. 12, n. 8, p. 261-275, 2017.

[19] ARRAIS, A. A. M. O ensino de zoologia por meio de metodologias diferenciadas: o caso dos anfíbios. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Universidade de Brasília, Planaltina, 2013.

[20] SANTOS, A. B.; GUIMARÃES, C. R. P. A utilização de jogos como recurso didático no ensino de Zoologia. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias. v. 5, n. 2, p. 52-57, 2010.

[21] MARIA, D. L.; ABRANTES, M. M. R.; ABRANTES, S. H. F.A zoologia no contexto escolar: o conhecimento de alunos e professores sobre a classe reptilia e a utilização de atividade lúdica na educação básica. Experiências em ensino de ciências, v. 13. n. 4, p. 367-392, 2018.

[22] OLIVEIRA, P. S. F.; SILVA-SANTANA, C. C. Percepção de alunos do sétimo ano sobre os anfíbios em uma escola municipal no semiárido baiano, Brasil. Revista Gestão Universitária, p. 1-12. ISSN 1984-3097, 2015.

[23] LOURENÇO, A. A.; PAIA, M. O. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 15 n. 2, p. 132-141, 2010.

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Lima de Almeida, T., & de Lima Barros, A. (2021). JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UTILIZANDO A HERPETOFAUNA PARA ABORDAR OS TEMAS MIMETISMO E CAMUFLAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 181–201. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4115

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas