SALA DE AULA INVERTIDA E O ENSINO EM SAÚDE: A DISCURSIVIDADE DE DOCENTES SOBRE O TEMA

Autores

  • Maria Bethânia Tomaschewski Bueno Mestranda no PPG em Ciências e Tecnologias na Educação do IFSul campus Pelotas-Visconde da Graça
  • Mateus Moreira Bueno Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Isabel Giusti Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense campus Pelotas-Visconde da Graça
  • Fernando Augusto Treptow Brod Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense campus Pelotas-Visconde da Graça

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Modelos Flexíveis, Ensino e Aprendizagem, Docentes

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade refletir sobre a abordagem do modelo da Sala de Aula Invertida com o apoio das Tecnologias Educacionais Digitais no ensino em saúde, perante o discurso de docentes da área. A problematização parte de como os docentes da área da saúde percebem o modelo da Sala de Aula Invertida no ensino em saúde. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, com aplicação de questionário individual com perguntas abertas e fechadas a docentes da área da saúde na região sul do Brasil. Os resultados demonstraram que esses docentes percebem o modelo educacional Sala de Aula Invertida como um modelo ainda a ser explorado no campo do ensino em saúde, pois há receios em relação a implementação do mesmo em todas as disciplinas. Considera-se que esta pesquisa possa gerar reflexões sobre o modelo Sala de Aula Invertida apoiado nas Tecnologias Educacionais Digitais e que estimule demais pesquisas nessa temática em salutar a visão crítica dos futuros profissionais da saúde.

Biografia do Autor

Mateus Moreira Bueno, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil.

Orcid id: https://orcid.org/0000-0002-4926-6198.

 

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense campus Pelotas-Visconde da Graça

Doutora em Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora do Instituto Federal Sul-Rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça, RS, Brasil.

Orcid id: https://orcid.org/0000-0001-9940-2138.

Fernando Augusto Treptow Brod, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense campus Pelotas-Visconde da Graça

Doutor em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Professor do Instituto Federal Sul-Rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça, RS, Brasil.

Orcid id: https://orcid.org/0000-0002-5754-2869

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Tomaschewski Bueno, M. B., Moreira Bueno, M., Giusti Moreira, M. I., & Treptow Brod, F. A. . (2021). SALA DE AULA INVERTIDA E O ENSINO EM SAÚDE: A DISCURSIVIDADE DE DOCENTES SOBRE O TEMA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 644–663. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4050

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar