NAS TRILHAS DO ARTIGO DE OPINIÃO: LEITURA, ENSINO E PRODUÇÃO ESCRITA COMO FERRAMENTA DE INSERÇÃO SOCIAL

Autores

  • Hellayne Raquel Duarte Mendes
  • Aelissandra Ferreira Silva Universidade Federal do Acre Colégio de Aplicação (UFAC)

Resumo

Este trabalho é resultado do rastreamento e da análise dos percursos de leitura, ensino e aprendizagem de língua materna (LM) no Ensino Médio, desenvolvido no projeto PIBIC/UFAC (2014-2015). Com isso, elegeu-se como objetivos deste trabalho a proposição, execução e reconversão de práticas de ensino alicerçadas na concepção de língua, texto e escrita como célula mater da formação de professores de língua portuguesa no Ensino Médio. Nesta perspectiva, a linha teórico-metodológica que fundamentou a pesquisa congrega as contribuições da Análise do discurso de linha francesa, a teoria da enunciação e a visão sociointeracionista da linguagem. Para tanto, foram analisados cinco artigos de opinião produzidos por alunos do Ensino Médio. Assim, os resultados obtidos apontam para uma contribuição significativa com os estudos e reflexões que englobam uma perspectiva de ensino de línguas que considere, além do contexto linguístico, as condições sócio históricas no processo de leitura, compreensão, escrita, reescrita e avaliação dos gêneros textuais, especificamente do gênero artigo de opinião.

Biografia do Autor

Aelissandra Ferreira Silva, Universidade Federal do Acre Colégio de Aplicação (UFAC)

Formada em Letras/Português pela Universidade Federal do Acre, Especialista em Educação Inclusiva, pela UFAC e Mestre em Letras pela UFAC. Atua como professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre - UFAC.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Mendes, H. R. D., & Silva, A. F. (2015). NAS TRILHAS DO ARTIGO DE OPINIÃO: LEITURA, ENSINO E PRODUÇÃO ESCRITA COMO FERRAMENTA DE INSERÇÃO SOCIAL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/386

Edição

Seção

Artigos Originais Linguística, Letras e Artes