ENSINO DE QUÍMICA ASSOCIADO À INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NA ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERREIRA SOBRINHO, NA CIDADE DE JACIARA, MATO GROSSO, BRASIL.

Autores

  • Isael Minson Gomes Instituto Federal de Rondônia
  • Leandro Carbo
  • Ester Minson Gomes Queiroz

Resumo

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulga a cada três anos um estudo sobre a situação da educação escolar formal comparando pouco mais de 60 países. É o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (da sigla em inglês PISA), que avalia conhecimentos no ensino básico. De acordo com a prática cotidiana em sala de aula, tem-se a constatação de que o problema é sério, havendo a necessidade de fazer algo para melhorar essa situação, e infelizmente depara-se com a falta de investimentos governamentais necessários, de infraestrutura, capacitação de corpo docente; para que esse quadro mude. O cerne desta pesquisa é o desenvolvimento de um tema central que relacione os conhecimentos prévios dos alunos com os conteúdos de Química, sobre a Indústria Sucroalcooleira. Localmente, o tema é motivador do conhecimento porque a maioria dos alunos tem contato direto ou indireto com o assunto, pois muitos de seus pais trabalham nesta indústria ou conhecem alguém muito próximo com ligação à mesma. Em 2015, o Brasil ocupa a 60ª posição, atrás de Colômbia, Trindade e Tobago e Tailândia. Mas não é necessária uma avaliação mundial para constatar-se que a educação escolar brasileira não vai bem. Três turmas da terceira série do Ensino Médio foram divididas em grupos para estudar a produção da cana de açúcar, a produção de açúcar e de etanol; e uma quarta turma não participou do projeto, mas teve o importante papel de possibilitar a comparação na aprendizagem daqueles que tiveram um ensino inovador com aqueles que tiveram um ensino tradicional. A metodologia demonstrou-se eficaz, pois foi observado uma maior motivação, interesse e aplicação dos alunos que participaram da nova proposta, principalmente quando comparadas aos que, ao mesmo tempo, receberam aulas nos moldes tradicionais de ensino.

Biografia do Autor

Isael Minson Gomes, Instituto Federal de Rondônia

Mestrando em Recursos Hídricos pela UFMT

Químico pela UFMT

Professor do IFRO, Campus Cacoal-RO

Referências

JESUS, M. Jaciara Senhora da Lua. Jaciara: Gráfica Mendonça, 1998.

NAOUM, R. Grupo Irmãos Naoum: estrutura e produção das unidades de Jaciara-MT. Disponível em <http://www.naoum.com.br/index.php?pag=unidades-MT>, [acesso em 21de Mai 2011].

AGENCIA ESTADO. Grupo Naoum leiloará maquinário das usinas Pantanal e Jaciara. Disponível em http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/02/grupo-naoum-leiloara-maquinario-das-usinas-pantanal-e-jaciara.html>, [acesso em 21 de Mai 2014]

SANTOS, W. L. P., SCHNETZLER, R. P. Educação em química. 3. Ed. Uniijuí, Ijuí, 2003.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei Número 9394 de 20 de Dezembro de 1996. Ministério da Educação. Brasília, 1996.

BRASIL. PCN: Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos

Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciência da Natureza, Matemática e suas tecnologias. MEC; SEMTEC, Brasília,2002.

SANTA MARIA, L. C. et al. Petróleo: um tema para o Ensino de Química.

Química Nova na Escola, n.15, p.19-23, São Paulo, 2002.

VANIN, J. A. Alquimistas e químicos: o passado, o presente e o futuro. 2 ed. Moderna, São Paulo, 2005.

THIS, H. Um cientista na cozinha. Tradução de Marcus Bagno. 1. Ed. Ática, São Paulo, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Paz na Terra, Rio de Janeiro, 1987.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica. 9. ed. Autores Associados, Campinas, 2005.

CHASSOT, A. Educação Consciência. 2 ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.

FARINA, E. M. M. Q., ZYLBERSTAJN, D. (coordenadores) Sistema Agroindustrial da Cana-de-açúcar. PENSA/FIA/FEA/USP. São Paulo, 1998.

COPERSUCAR. Pró-álcool: fundamentos e perspectivas. 2 ed. São Paulo, 1989.

VIAN, C. II Seminário Brasileiro sobre as Problemáticas Ambientais e Sociais do Setor Canavieiro. São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Gomes, I. M., Carbo, L., & Queiroz, E. M. G. (2015). ENSINO DE QUÍMICA ASSOCIADO À INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA NA ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERREIRA SOBRINHO, NA CIDADE DE JACIARA, MATO GROSSO, BRASIL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/379

Edição

Seção

Relatos de Experiência