RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: PROXIMIDADES/DISTANCIAMENTOS NAS VISÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Religiões Afro-brasileiras, Educação, Estudantes], Professores

Resumo

Conhecer as percepções de estudantes e professores sobre distintos temas constitui-se de tarefa fundamental para proporcionar interações. No Brasil, as religiões de matriz afro-brasileiras formam parte da identidade nacional. O principal objetivo da investigação foi analisar as percepções de estudantes e professores de uma escola pública, em Porto Alegre, sobre as religiões afro-brasileiras. Para tanto, foi aplicado um questionário dividido em duas partes: a caracterização da amostra e leituras imagéticas. Foi possível perceber que as proximidades nas percepções sobre as religiões afro-brasileiras entre estudantes e professores são maiores que os distanciamentos. Das imagens apresentadas, em três delas houve a mesma percepção geral e, nas demais, por mais que fossem palavras diferentes, possuíam sentidos próximos. Dessa maneira, é possível considerar que, mesmo tratando-se de grupos com distanciamentos etários e sociais, as percepções sobre as religiões afro-brasileiras são próximas.

Referências

[1] SILVA, Aída Maria Monteiro. A Violência na Escola: A Percepção dos Alunos e Professores. Série Idéias. nº 28. São Paulo: FDE; 1997. p.253-67.

[2] SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; GARCIA Tânia Maria F. Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cad. CEDES, v.25 n.67 Campinas set./dez. 2005.

[3] OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. (De) marcando a cidade: vivências urbanas de jovens-estudantes do Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação (UFRGS), v. 31, p. 71-85, 2019.

[4] JENSEN, Tina Gudrun. Discursos sobre as religiões afro-brasileiras: Da desafricanização para a reafricanização. Revista de Estudos da Religião. Nº 1, 2001, pp. 1-21.

[5] PRANDI, Reginaldo As religiões afro-brasileiras e seus seguidores Civitas - Revista de Ciências Sociais, vol. 3, núm. 1, junho, 2003, pp. 15-33.

[6] OLIVEIRA, Maria Eduarda Canabarro Figueiredo de; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Religiões Afro-Brasileiras: uma análise sobre a percepção de jovens alunos. In: OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (org.) et al. Iniciação Científica no Ensino Fundamental - Anos Finais: a pesquisa como opção metodológica. 1 ed. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2020.

[7] BERTIZZOLO, Brenda Manoela da Conceição; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Religiões Afro-Brasileiras: uma análise sobre a percepção de professores do Projeto Pixel do Colégio de Aplicação da UFRGS. In: OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (org.) et al. Iniciação Científica no Ensino Fundamental - Anos Finais: a pesquisa como opção metodológica. 1 ed. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2020.

[8] SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa. vol.36 no.128 São Paulo May/Aug. 2006

[9] MEDINA FILHO, Antônio Luiz de. Importância das imagens na metodologia de pesquisa em psicologia social. Psicologia e Sociedade. vol.25 no.2 Belo Horizonte 2013

[10] PREVEDELLO, Tatiana; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; LACERDA, Miriam Pires Corrêa de; SANTOS, Andreia Mendes dos. São Borja vista pelos jovens: percepções urbanas e culturais juvenis. Cadernos do Aplicação (UFRGS), v. 31, p. 11-21, 2019.

[11] GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.

[12] BARDIN, Laurance. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

[13] MINAYO, Maria Cecília de Souza. Conceito de avaliação por triangulação de métodos. Em: M. C, Minayo, S. G, Assis, & E. R, Souza (Eds), Avaliação por triangulação de métodos. Abordagem de programas sociais (pp. 19-51). Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Nedel Oliveira, V. H. (2021). RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: PROXIMIDADES/DISTANCIAMENTOS NAS VISÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 624–642. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3516

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas