RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: PROXIMIDADES/DISTANCIAMENTOS NAS VISÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Religiões Afro-brasileiras, Educação, Estudantes], Professores

Resumo

Conhecer as percepções de estudantes e professores sobre distintos temas constitui-se de tarefa fundamental para proporcionar interações. No Brasil, as religiões de matriz afro-brasileiras formam parte da identidade nacional. O principal objetivo da investigação foi analisar as percepções de estudantes e professores de uma escola pública, em Porto Alegre, sobre as religiões afro-brasileiras. Para tanto, foi aplicado um questionário dividido em duas partes: a caracterização da amostra e leituras imagéticas. Foi possível perceber que as proximidades nas percepções sobre as religiões afro-brasileiras entre estudantes e professores são maiores que os distanciamentos. Das imagens apresentadas, em três delas houve a mesma percepção geral e, nas demais, por mais que fossem palavras diferentes, possuíam sentidos próximos. Dessa maneira, é possível considerar que, mesmo tratando-se de grupos com distanciamentos etários e sociais, as percepções sobre as religiões afro-brasileiras são próximas.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Nedel Oliveira, V. H. (2021). RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: PROXIMIDADES/DISTANCIAMENTOS NAS VISÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 624–642. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3516

Edição

Seção

Ciências Humanas