RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: PROXIMIDADES/DISTANCIAMENTOS NAS VISÕES DE ESTUDANTES E PROFESSORES
Palavras-chave:
Religiões Afro-brasileiras, Educação, Estudantes], ProfessoresResumo
Conhecer as percepções de estudantes e professores sobre distintos temas constitui-se de tarefa fundamental para proporcionar interações. No Brasil, as religiões de matriz afro-brasileiras formam parte da identidade nacional. O principal objetivo da investigação foi analisar as percepções de estudantes e professores de uma escola pública, em Porto Alegre, sobre as religiões afro-brasileiras. Para tanto, foi aplicado um questionário dividido em duas partes: a caracterização da amostra e leituras imagéticas. Foi possível perceber que as proximidades nas percepções sobre as religiões afro-brasileiras entre estudantes e professores são maiores que os distanciamentos. Das imagens apresentadas, em três delas houve a mesma percepção geral e, nas demais, por mais que fossem palavras diferentes, possuíam sentidos próximos. Dessa maneira, é possível considerar que, mesmo tratando-se de grupos com distanciamentos etários e sociais, as percepções sobre as religiões afro-brasileiras são próximas.
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