ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO AGRAVE NO CONTROLE DO Aedes aegypti: RESÍDUOS SÓLIDOS E CONTROLE DO Aedes aegypti

Autores

  • Leandro do Nascimento Martinez Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Saara Neri Fialho Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Nairo Brilhante da Silva Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/RO
  • Ediana Vitor dos Santos Docente do Ensino Fundamental e Médio, Itaguaçu, Mato Grosso, Brasil
  • Rosa Maria de Oliveira Sousa Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/ RO
  • Joana D' Arc Neves Costa Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM), Porto Velho, Rondônia, Brasil

Palavras-chave:

aedes aegypit, educação ambiental, resíduos sólidos

Resumo

As questões ambientais precisam estar adequadamente inseridas no âmbito da cadeia de transmissão da dengue, como uma ferramenta educativa para ajudar a conter os criadouros do vetor e alertar sobre o comportamento cíclico dos episódios da dengue que muitas vezes são confundidos com outras patologias febris, estes casos quando não são diagnosticados e notificados favorecem o ciclo do mosquito vetor. A Educação Ambiental nos espaços escolares pode contribuir para a estimulação de indivíduos multiplicadores e conscientes compromissados com o cenário socioambiental de modo sentinela. O comportamento epidemiológico do ciclo de transmissão nem sempre é similar em todas as localidades, pois depende da picada do mosquito Aedes aegypti, nesse contexto, a eliminação dos criadouros do mosquito pode contribuir para evitar o aumento dos casos da doença. Os hábitos e cuidados ambiental podem contribuir para fechar este ciclo, é necessária uma mudança de foco, com a valorização da educação em saúde e programas de atenção alinhados para a sustentabilidade das ações e estratégias para cada um melhorar o ambiente em que vivem. O estudo teve como objetivo, observar a percepção do comportamento dos discentes em duas escolas públicas do município de Porto Velho sobre a relação e o tratamento com os resíduos sólidos como reuso e a atenção para os focos de criação do vetor Aedes aegypti. A metodologia foi realizada durante o estágio prático e teórico para contribuir com as ações de educação para a saúde dos discentes. Os dados obtidos foram avaliados com a ajuda dos discentes, despertando para o aspecto de observar o ambiente em que vive, o seu bairro, os depósitos de resíduos descartados, bem como renovando atitudes uma visão crítica para o cuidar do ambiente em que habita. Os dados sobre o gênero, naturalidade, idade, escolaridade e profissão foram avaliados: cerca de 52,2% dos discentes eram do sexo feminino 47,8% eram do sexo masculino, em relação a naturalidade, cerca de 36,0% dos participantes era natural da cidade de Porto Velho, 4,0% são de outros municípios, e cerca de 60% não responderam, a faixa etária ficou distribuídos entre 50,7% tinham entre 18 - 27 anos, 9,0% tinham entre 31 - 40 anos e cerca de 40,3% indivíduos não responderam. A escolaridade 61,2% dos participantes estavam cursando o ensino fundamental e 38,8% estavam cursando o ensino médio. A atividade exercida quanto a profissão, 59,7% eram estudantes, 3% trabalhavam no ramo de vendas, e 37,3% dos participantes não responderam. A aplicação prática da sua contribuição, o seu comportamento de consumo, estratégias inovadoras e outras alternativas para a destinação dos resíduos. Todavia, a má destinação dos resíduos e o excesso do mesmo, podem causar sérios problemas para a população. 

Biografia do Autor

Leandro do Nascimento Martinez, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestrando pelo programa de Pós-Graduação em Biologia experimental pela Universidade Federal de Rondônia (PGBIOEXP/UNIR), Porto Velho, Rondônia, Brasil

Saara Neri Fialho, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutoranda pelo programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE), Porto Velho, Rondônia, Brasil

Nairo Brilhante da Silva, Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/RO

Doutorando pelo programa de Pós-graduação em Biologia Molecular e Celular pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC /FIOCRUZ), Porto Velho, Rondônia, Brasil

Ediana Vitor dos Santos, Docente do Ensino Fundamental e Médio, Itaguaçu, Mato Grosso, Brasil

Pós-Graduação em metodologia do ensino de Biologia e Química Faculdade Batista de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais e docente do ensino Fundamental e Médio, Itaguaçu, Mato Grosso, Brasil

Joana D' Arc Neves Costa, Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM), Porto Velho, Rondônia, Brasil

Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM), Porto Velho, Rondônia, Brasil

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

do Nascimento Martinez, L. ., Neri Fialho, S., Brilhante da Silva, N., Vitor dos Santos, E., Maria de Oliveira Sousa, R. ., & D’ Arc Neves Costa, J. (2020). ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO AGRAVE NO CONTROLE DO Aedes aegypti: RESÍDUOS SÓLIDOS E CONTROLE DO Aedes aegypti. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 336–350. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3338

Edição

Seção

Ciências da Saúde