UTILIZAÇÃO DE APLICATIVO PARA RETRATAR AS MÚLTIPLAS VISÕES DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

Autores

  • Sara Aymê Marinho Gaspar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Esperança
  • Aldeni Barbosa da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus de Esperança, Paraíba, Brasil.
  • André Atanásio Maranhão Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Esperança

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Android Studio, brModelo, Lucidchart, Canva

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo a divulgação dos principais impactos ambientais causados pela ação antrópica, informando à população como tais ações cotidianas podem impactar negativamente o meio ambiente, bem como trazendo instruções de como minimizar esses impactos através da criação de um aplicativo para dispositivos móveis. O estudo foi desenvolvido em duas escolas municipais de Esperança-PB. Para a elaboração do aplicativo foi utilizada a plataforma Android Studio (versão 3.5.2).  A produção da base do projeto foi feita com o uso da ferramenta BrModelo. O site Figma destacou-se na prototipação inicial das telas do aplicativo. Para a parte gráfica de elementos do design, como a logo do APP, desfrutou-se de recursos do Canva. O Lucidchart foi a ferramenta utilizada para a criação dos diagramas de classe e de casos de uso. A construção do Banco de Dados do aplicativo foi feita no Firebase. Utilizou-se um formulário no Google Formulários para aplicação do questionário. O uso de ferramentas tecnológicas já citadas anteriormente foram fundamentais para a criação dos elementos indispensáveis nesse projeto, como o modelo conceitual, diagrama de classes e diagrama de casos de usos. De acordo com os resultados obtidos com a aplicação do questionário, observou-se que 26% dos entrevistados não tinham conhecimento sobre o que é impacto ambiental; 36% dos participantes também se afirmaram como não geradores de impactos no meio ambiente; 98% acreditam na utilidade de um aplicativo voltado para conscientização ambiental, confirmando que esse pode sim levar conhecimento à população sobre tal problemática; 78% dos alunos classificaram-no como ótimo e 22% como bom.

Biografia do Autor

Sara Aymê Marinho Gaspar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Esperança

Técnica em Informática pelo Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Esperança.

Aldeni Barbosa da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus de Esperança, Paraíba, Brasil.

Professor de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus de Esperança, Paraíba, Brasil.

André Atanásio Maranhão Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Esperança

Doutor em Ciência da Computação. Professor de Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Esperança.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

Aymê Marinho Gaspar, S., Barbosa da Silva, A., & Atanásio Maranhão Almeida, A. (2020). UTILIZAÇÃO DE APLICATIVO PARA RETRATAR AS MÚLTIPLAS VISÕES DOS IMPACTOS AMBIENTAIS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 782–798. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3212

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)