Sistema Auxiliar em Tempo Real para Prevenção de Lesão por Pressão

  • Anderson Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Efrain Pantaleon Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rummenigge Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Lesão por Pressão, Monitoramento, Prevenção, Sistema web

Resumo

A Lesão por Pressão é um tipo de ferimento na pele que frequentemente acomete pacientes acamados com mobilidade comprometida, principalmente os idosos. Apesar da ênfase dada aos métodos de prevenção, o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida colaboram naturalmente com o aumento do número de casos a cada ano. Sendo assim, neste trabalho, propõe-se o desenvolvimento de um sistema com as funções de monitorar a posição do paciente acamado em tempo real, cronometrar o tempo de inércia e alertar o momento correto para o reposicionamento do paciente, com o intuito de auxiliar a execução correta do protocolo de mudança de decúbito (posição da pessoa deitada). As informações do sistema serão disponibilizadas via interface web, com uma imagem tridimensional gerada através dos dados coletados no rastreamento automático da posição do paciente.

Biografia do Autor

Anderson Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós-graduação lato sensu em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil e em Sistemas Embarcados para Internet das Coisas pelo Instituto Metrópole Digital (IMD)/ UFRN. Atualmente é aluno do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN, no qual tem desenvolvido um projeto de Internet das Coisas aplicada à área da saúde. Profissionalmente atua como técnico de Tecnologia da Informação (TI) no Centro de Ensino Superior do Seridó/ Caicó da UFRN e também como professor mediador do IMD - Pólo Caicó. As áreas de atuação se resumem a área de ensino, manutenção de infraestrutura de TI e participação em projetos de pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Sistemas de Informação, em temas como: Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Internet das Coisas, Aplicações Web e Software Livre.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3983114820186730

Efrain Pantaleon, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel e mestre em Ciências Físicas pela Faculdade de Física da Universidade da Havana. Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) em 2004. Foi funcionário da Empresa Motores Taíno como especialista em Materiais e desenvolvimento de produtos. Foi funcionário da Empresa Aços Villares na área de engenharia e gerência da manutenção. Foi docente da Faculdade Anhanguera de Taubaté. Atualmente, é Professor Associado da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Rio Grande do Norte na área de Negócios Tecnológicos, atuando em empreendedorismo tecnológico, indústria 4.0 e sistemas de energia renováveis. Tem experiência na área de Tribo-sistemas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Manutenção (automação, monitoração e análise de sinais) e Planejamento Estratégico. É fundador da Empresa Júnior -EJECT, Incubadora -inPACTA, do Eixo de Negócios Tecnológicos e co fundador do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação, e é coordenador do Grupo de Negócios Tecnológicos e adjunto dos Ciclos de Debates em Energia e Inovação CTC/CERNE.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5336356193599447

Rummenigge Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tiíulo de Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui experiência na área de Realidade Virtual, Sistemas Distribuidos e Aplicações Mutimídia, com ênfase no desenvolvimento de Ambientes Virtuais para Web.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1868960602254610

Referências

[1] PENIDO, A. Estudo aponta que 75% dos idosos usam apenas o SUS. Ministério da Saúde. 02 out. 2018. Disponível em: http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/44451-estudo-aponta-que-75-dos-idosos-usam-apenas-o-sus. Acesso em: 21 out. 2019.

[2] PACHÁ, H. H. P. et al. Lesão por Pressão em Unidade de Terapia Intensiva: estudo de caso-controle. Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), Brasília, v. 71, n. 6, p. 3203-3210, nov./dez. 2018.

[3] LOBATO, C. P. et al. TeleCondutas: Lesão por Pressão. Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS). Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/telecondutas/tc_lesaopressao.pdf. Acesso em: 21 out. 2019.

[4] NATIONAL PRESSURE ULCER ADVISORY PANEL (NPUAP). Pressure Injury Stages. Chicago. 08-09 abr. 2016. Disponível em:
https://cdn.ymaws.com/npuap.site-ym.com/resource/resmgr/npuap_pressure_injury_stages.pdf. Acesso em: 08 maio 2019.

[5] BERGQUIST-BERINGER, S.; DAVIDSON, J.; CUDDIGAN, J. Pressure Injury and Stages. NATIONAL DATABASE OF NURSING QUALITY INDICATORS (NDNQI). Press Ganey Associates. 2019. Disponível em: https://members.nursingquality.org/NDNQIPressureUlcerTraining/Module1/PressureUlcerDefinition_1.aspx. Acesso em: 08 mai. 2019.

[6] INSTITUTO DE ESTUDOS DE SAÚDE SUPLEMENTAR (IESS); UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). A cada 5 minutos, 3 brasileiros morrem nos hospitais por falhas que poderiam ser evitadas. 22 nov. 2017. Disponível em: https://iess.org.br/?p=imprensa&categoria=noticia&id=168. Acesso em: 21 abr. de 2019.

[7] POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de enfermagem: conceitos, processo e prática. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

[8] SCHALLOM, L.; METHENY A. N.; STEWART, J.; SCHNELKER, R.; LUDWING, J.; SHERMAN, G.; TAYLOR, P. Effect of Frequency of Manual Turning on Pneumonia. American Journal of Critical Care, Aliso Viejo, v. 14, n. 6, p. 476-478, 2005.

[9] WALTERS, B.; JAMISON, K.; ZAFER, D.; SANDERS, T. Transforming Pressure Ulcer prevention in the ICU with patient wearable technology and nursing leadership. Centered in Care, powered by Pride. Disponível em:
http://www.leafhealthcare.com/pdfs/JPS_TexasOrgNurseExecutives_Poster_2016.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.
Publicado
2020-01-23
Como Citar
Pereira, F. A. F., Matamoros, E. P., & Dantas, R. R. (2020). Sistema Auxiliar em Tempo Real para Prevenção de Lesão por Pressão. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 6(2), 859-863. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3190
Seção
Comunicação Breve