FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO SOBRE O CICLO FOTORRESPIRATÓRIO PARA FACILITAR O APRENDIZADO

Autores

  • Antonia Eliene Duarte URCA
  • Luciana Calabró UFRGS
  • Kátia Regina Rodrigues Lima
  • Jean Paul Kamdem URCA
  • Luiz Marivando Barros URCA
  • João Batista Teixeira da Rocha
  • Diogo Onofre Gomes de Souza

Palavras-chave:

Infográfico, Fotorrespiração; Investigação; Aprendizagem e Cientometria.

Resumo

O tema Fotossíntese é considerado complexo  para professores e estudantes de Ciências Biológicas, quando abordado nas aulas de Ciências. A aprendizagem baseada em investigação e criação de um conflito cognitivo, sobre fotorrespiração, pode afetar positivamente as atitudes, comportamentos e aprendizado do aluno. Foi construído um infográfico de apoio pedagógico, a fim de instigar a curiosidade e demonstrar a fotorrespiração em plantas cultiváveis, e analisar o impacto dessa ferramenta perante  80 estudantes, de quatro  salas de aula, dos 7º e 8º semestres, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri, Crato, CE, ancorado em uma análise cientométrica sobre o tema. O estudo cientométrico cobriu artigos que foram publicados desde 1984 até 2019 e indexados na base de dados Scopus. As palavras-chave usadas para coletar os dados foram ensino, conteúdo  e fotossíntese. A fotorrespiração, foi explicada aos alunos, no pré-teste com o método de aula tradicional e no pós-teste, associado com o método baseado em investigação e criação de um conflito cognitivo, em seguida, os dados sobre o discurso, raciocínio dos alunos e o conhecimento, foram coletados. A aplicabilidade desse modelo de prática investigativa, amplia a compreensão, interpretação e melhoria dos resultados da aprendizagem efetiva sobre fotorrespiração, no ensino de nível universitário. Quanto à cientometria, ao todo, 17 periódicos foram selecionados e 23 artigos foram analisados, e 78 % foram publicadas desde 2008.  A análise da citação revelou um interesse limitado e em estágio incipiente por esse tópico e os trabalhos sobre Biologia das plantas são os mais citados. Sugere-se promover a abordagem de criar conflito cognitivo associado ao uso do infográfico no ensino sobre Fotossíntese.

Referências

[1] JERONEN, E.; PALMBERG, I.; Yli-Panula, E. Teaching methods in biology education and sustainability education including outdoor education for promoting sustainability—A literature review. Education Sciences, 7(1), 2016.
[2] JESUS, F. A. ; PERES, L. E. P. Fisionômica. In: Aluízio Borém; Roberto Fritsche-Neto. (Org.). Ômicas 360º: Aplicações e Estratégias para o Melhoramento de Plantas, 1ed. Editora Suprema LTDA. p. 209-242. 2013.
[3] TAIZ, L.; ZEIGER, E.; MØLLER, I.M.; MURPHY. A. Fisiologia e desenvolvimento vegetal. Artmed Editora, 2017.
[4] ALVES, C. A. D. L. Ensino de Fisiologia Vegetal para agronomia: uma abordagem prática sobre a influencia dos hormônios vegetais no crescimento e no desenvolvimento de plantas. 2013. 23 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
[5] KRAUSS, J. “More than words can say: infographics”. Learning and leading with technology, 5 (39), 10-14. 2015.
[6]GARCÍA, E. M. Uso didáctico de las infografías. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 7(13), 37-43. 2014.
[7] GUZMÁN-CEDILLO, Y. I.; LIMA-VILLEDA, N.; FERREIRA-ROSA, S. An Experience of Elaborating Didactic Infographics on Sexual Diversity. Revista Latina de Comunicación Social, n. 70, 2015.
[8]RUEDA, A. “Uso de la infografía en los entornos virtuales personalizados para el proceso de enseñanza-aprendizaje sobre el álgebra booleana”. Vivat Academia, 130, 37-47. 2015.
[9]MENDENHALL, S. Y.; SUMMERS, S. “Designing Research: Using Infographics to Teach Design Thinking. Composition”. Journal of Global Literacies. Technologies and Emerging Pedagogies, 3(1), 359-371. 2015.
[10] BRIGAS, J.; GONÇALVES, J.; Y MILHEIRO, S. Proceedings Book for The Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education. Instituto Politécnico de la Guarda, Portugal. 2013.
[11] GÜNE, M. H.; GÜNE, O.; & HOPLAN, M. (2011). The using of computer for elimination of misconceptions about photosynthesis. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 15, 1130-1134.
[12] AMIR, R.; TAMIR, P. In-depth analysis of misconceptions as a basis for developing research-based remedial instruction: The case of photosynthesis. The American Biology Teacher, v. 56, n. 2, p. 94-100, 1994.
[13] AWAD, M.; CASTRO, P. Introdução à Fisiologia Vegetal. São Paulo: Nobel. 177 p. 1989.
[14] DA SILVA, José Aparecido; BIANCHI, Maria de Lourdes Pires. Cientometria: a métrica da ciência. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 11, n. 21, p. 5-10, 2001.
[15] SANTOS, R.N.M.; KOBASHI, N. Y. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. 2009.
[16] CABREIRA, M. C., IGNÁCIO, P., TROMBETTA, F., & MILANI, R. O educar pela pesquisa e o ensino de ciências: perspectivas de uma aprendizagem significativa. Revista Thema, 16(2), 391-404. 2019.
[17] GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.
[18] GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
[19] GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 9ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005
[20]CUNHA, M. B. Metodologias para estudo dos usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 10, n. 2, 1982.
[21] MESSIG, D., & GROß, J. Understanding Plant Nutrition—The Genesis of Students’ Conceptions and the Implications for Teaching Photosynthesis. Education Sciences, 8(3), 132. 2018.
[22]DE MEIS, L.; RITA DE CÁSSIA, P.M.;, LUCTOSA, P., SOARES, VR, CALDEIRA, M.T.; FONSECA, L. The stereotyped image of the scientist among students of different countries: Evoking the alchemist?. Biochemical Education, 21(2), 75-81. 1993.
[23]MALHEIRO, J. M. D. S. A resolução de problemas por intermédio de atividades experimentais investigativas relacionadas à Biologia: uma análise das ações vivenciadas em um curso de férias em Oriximiná (PA). Tese de doutorado. UNESP. 315 p. 2010.
[24]AZEVEDO, M. C. P. S. (2004). Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. Ensino de Ciências unindo a pesquisa e a prática, 19. 2004.
[25]THOMPSON D.R.; WATSON R. Avaliação do desempenho da pesquisa. Journal of Clinical Nursing 18 , 2781 - 2782 . 2009.
[26] BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
[27] MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Editora Hucitec, 2006.
[28] KOSSLYN, S. M. Graphics and human information processing: A review of five books. Journal of the American Statistical Association, n. 80. p. 499-512. 1985.
[29] HINOJO-LUCENA, F. J.; AZNAR-DÍAZ, I.; CÁCERES-RECHE, M. P.; & ROMERO-RODRÍGUEZ, J. M. Artificial Intelligence in higher education: A bibliometric study on its impact in the scientific literature. Education Sciences, 9(1), 51. 2019.
[30] RITCHIE, J.; CROOKS, R. Infographics. Wiley. 2012.
[31]LANKOW, J.; RITCHIE, J.; CROOKS, R. Infographics: The Power of Visual Storytelling, John Wiley & Sons. 2012.
[32]MARTIX, S.; HODSON, J. Teaching with infographics: practising new digital competencies and visual literacies. Journal of pedagogic development, 2014.
[33]SMICIKLAS, M. The Power of Infographics: Using Pictures to Communicate and Connect with Your Audience. Indiana: QUE Publishing, 2012.
[34]DICK, H. The Future of Multimedia: Bridging to Virtual Worlds. Englewood Clifts, N. Jersey. Education Tchnology Publication. 2004.
[35]DWYER, F.M.(2008). Effect of Knowledge of Objectives on visualized Instruction. Journal of Psychology,77: 219-221. 2008.
[36]KENNER, S. Infographics best practices. GrasshopperMarketing.com. Retrieved from http://grasshoppermarketing.com/infographics-best-practices/. 2014.
[37]MACQUARRIE, A. Infographics in Education. 2012.
[38]HEWSON, P.W.; HEWSON, M.G.B. The role of conceptual conflict in conceptual change and the design of science instruction. Instruct. Sci. 13, 1–13. 1984.
[39]DE MEIS, L. (2019). Ciência, educação e o conflito humano-tecnológico: Leopoldo de Meis. Senac. 2019.
[40]KATTMANN, U. Learning biology by means of anthropomorphic conceptions? In Biology in Context: Learning and Teaching for 21st Century; Hammann, M., Ed.; Institute of Education, University of London: London, UK. pp. 21–26. 2007.
[41]NEVES, M. D. D. Aprendizagem Baseada em Problemas e o Raciocínio Hipotético-Dedutivo no Ensino de Ciências: Análise do padrão de raciocínio de Lawson em um Curso de Férias em Castanhal (PA). 2013.
[42]DAVID, M., DA SILVA MALHEIRO, J. M., & SILVA, M. G. M. O raciocínio hipotético-dedutivo e uma análise do padrão proposto por Lawson na resolução de problemas de ciências25. Mobilidade de docentes em escolas públicas brasileiras: análise dos questionários de professores da Prova Brasil 20113, 91.
[43]RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na educação em Engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, p. 23-32. 2008.
[44]LEITE, L.; ESTEVES, E. Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas na licenciatura em ensino de física e química. Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, Centro de Investigação em Educação. 2005.
[45]KHARBACH, M. Ways to teach using infographics. http://www.educatorstechnology.com/2013/02/ways-to-teach-using-infographics.html.
[46]GONÇALVES, J.; MILHEIRO, S. En: Brigas, J., Proceedings Book for the Conference on Enabling Teachers for Entrepreneurship Education. Guarda Polytechnic Institute. 2013.
[47] Garcia-Gomes, A.; Da Cunha Lima, E. L. O. Teaching with images: the graphic language used in presenting the experiment on photosynthesis in the elodea plant in Brazilian textbooks/Ensinando atraves de imagens: a linguagem grafica da apresentacao do experimento sobre fotossintese da planta elodea em livros didaticos brasileiros. Brazilian Journal of Information Design, 12(3), 248-267, 2015.
[[48] TELES, J. N.; ALBERTINI, L. S.; JÚNIOR, V. G. P. A produção de material didático e suas implicações para o ensino de fotossíntese e respiração vegetal. Ciência ET Praxis, 10.20: 7-10, 2019.
[49] GOMES, I.; QUINTAO, F .; MARINOTTE, A .; SAMPAIO, A .; ROSSINI, S. O corpo como tema da produção do conhecimento: Uma análise bibliométrica em cinco periódicos da educação física brasileira. Movimento , 24 , 427-440. 2018.
[50]ABD-EL-KHALICK, F. Preservice and experienced biology teachers' global and specific subject matter structures: Implications for conceptions of pedagogical content knowledge. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 2(1), 1-29. doi:10.12973/ejmste/75435. 2006.
[51]BARQUILLA, M. B. Knowledge base and functionality of concepts of some filipino biology teachers in five biology topics. Paper presented at the AIP Conference Proceedings, , 1923 doi:10.1063/1.5019495. 2018.
[52]BHUSHAN, G. D. A systemic approach to understand plants’ responses under abiotic stress: A laboratory exercise for undergraduate biology majors. Journal of Biological Education, doi:10.1080/00219266.2019.1569085. 2019.
[53]BOAKYE, C. Climate change education: The role of pre-tertiary science curricula in ghana. SAGE Open, 5(4) doi:10.1177/2158244015614611. 2015.
[54]BROWN, B. A.; RYOO, K. Teaching science as a language: A "content-first" approach to science teaching. Journal of Research in Science Teaching, 45(5), 529-553. doi:10.1002/tea.20255. 2008.
[55]COLLINS, B. C.; TERRELL, M.; TEST, D. W. Using a simultaneous prompting procedure to embed core content when teaching a potential employment skill. Career Development and Transition for Exceptional Individuals, 40(1), 36-44. doi:10.1177/2165143416680347. 2017.
[56]ECEVIT, T.; ŞIMŞEK, P. Ö. The evaluation of teachers’ science concept teaching and their action to diagnose and eliminate misconceptions. [Öğretmenlerin fen kavram öğretimleri, kavram yanilgilarini saptama ve giderme çalişmalarinin değerlendirilmesi] Elementary Education Online, 16(1), 129-150. doi:10.17051/io.2017.47449. 2017.
[57]EISEN, Y.; STAVY, R. How to make the learning of photosynthesis more relevant. International Journal of Science Education, 15(2), 117-125. doi:10.1080/0950069930150201. 1993.
[58]FOKIDES, E.; ATSIKPASI, P. Tablets in education. results from the initiative ETiE, for teaching plants to primary school students. Education and Information Technologies, 22(5), 2545-2563. doi:10.1007/s10639-016-9560-3. 2017.
[59]JUNGWIRTH, E. The plan-a-test grid as a teaching aid and feed-back instrument in biology teacher education. Journal of Biological Education, 26(1), 41-44. doi:10.1080/00219266.1992.9655242. 1992.
[60]KÄPYLÄ, M.; HEIKKINEN, J.; ASUNTA, T. Influence of content knowledge on pedagogical content knowledge: The case of teaching photosynthesis and plant growth. International Journal of Science Education, 31(10), 1395-1415. doi:10.1080/09500690802082168. 2019.
[61]KHANDAKER, M. M.; FADHILAH Nor, M.; DALORIMA, T.; SAJILI, M. H.; MAT, N. Effect of different rates of inorganic fertilizer on physiology, growth and yield of okra (Abelmoschus esculentus) cultivated on BRIS soil of Terengganu, Malaysia. Australian Journal of Crop Science, 11(7), 880-887. doi:10.21475/ajcs.17.11.07.pne552. 2017.
[62]LI, R.; LU, Y.; WAN, F.; WANG, Y.; PAN, X. Impacts of a high nitrogen load on foliar nutrient status, N metabolism, and photosynthetic capacity in a Cupressus lusitanica Mill. Plantation. Forests, 9(8) doi:10.3390/f9080483. 2018.
[63]MESSIG, D.; GROß, J. Understanding plant nutrition—the genesis of students’ conceptions and the implications for teaching photosynthesis. Education Sciences, 8(3) doi:10.3390/educsci8030132. 2018.
[64]PARK, S.; CHEN, Y. Mapping out the integration of the components of pedagogical content knowledge (PCK): Examples from high school biology classrooms. Journal of Research in Science Teaching, 49(7), 922-941. doi:10.1002/tea.21022. 2012.
[65]PARK, S.; JANG, J.; CHEN, Y.; JUNG, J. Is pedagogical content knowledge (PCK) necessary for reformed science teaching?: Evidence from an empirical study. Research in Science Education, 41(2), 245-260. doi:10.1007/s11165-009-9163-8. 2010.
[66]PARK, S.; SUH, J.; SEO, K. Development and validation of measures of secondary science teachers’ PCK for teaching photosynthesis. Research in Science Education, 48(3), 549-573. doi:10.1007/s11165-016-9578-y. 2018.
[67]PARKER, J. M.; ANDERSON, C. W.; HEIDEMANN, M.; MERRILL, J.; MERRITT, B.; RICHMOND, G.; URBAN-LURAIN, M. Exploring undergraduates' understanding of photosynthesis using diagnostic question clusters. CBE Life Sciences Education, 11(1), 47-57. doi:10.1187/cbe.11-07-0054. 2012.
[68]RYOO, K. Teaching science through the language of students in technology-enhanced instruction. Journal of Science Education and Technology, 24(1), 29-42. doi:10.1007/s10956-014-9518-4. 2012.
[69]SCHUSTER, S. M. Commentary: A "biofuels" teaching moment. Biochemistry and Molecular Biology Education, 35(3), 221. doi:10.1002/bmb.57. 2007.
[70]SHARP, J.; BARLEY, E.; & STRACHAN, W. What happened in this course?: Reflections from three perspectives. Writing-intensive: Becoming W-faculty in a new writing curriculum (pp. 87-119). 2008.
[71]SMITH, E. L.; ANDERSON, C. W. Plants as producers: A case study of elementary science teaching. Journal of Research in Science Teaching, 21(7), 685-698. doi:10.1002/tea.3660210703. 1984.
[72]WIDODO, A. Experienced biology teachers' pedagogical content knowledge (PCK) on photosynthesis. Paper presented at the AIP Conference Proceedings, , 1848 doi:10.1063/1.4983985. 2017.
[73]WATSON, R.; MCDONAGH, R.; & THOMPSON, D. R. H‐indices: an update on the performance of professors in nursing in the UK. Journal of advanced nursing, 73(5), 999-1001. 2017.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

Antonia Eliene Duarte, Luciana Calabró, Kátia Regina Rodrigues Lima, Jean Paul Kamdem, Luiz Marivando Barros, João Batista Teixeira da Rocha, & Diogo Onofre Gomes de Souza. (2020). FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO SOBRE O CICLO FOTORRESPIRATÓRIO PARA FACILITAR O APRENDIZADO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 710–740. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3122

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)