FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO SOBRE O CICLO FOTORRESPIRATÓRIO PARA FACILITAR O APRENDIZADO
Palavras-chave:
Infográfico, Fotorrespiração; Investigação; Aprendizagem e Cientometria.Resumo
O tema Fotossíntese é considerado complexo para professores e estudantes de Ciências Biológicas, quando abordado nas aulas de Ciências. A aprendizagem baseada em investigação e criação de um conflito cognitivo, sobre fotorrespiração, pode afetar positivamente as atitudes, comportamentos e aprendizado do aluno. Foi construído um infográfico de apoio pedagógico, a fim de instigar a curiosidade e demonstrar a fotorrespiração em plantas cultiváveis, e analisar o impacto dessa ferramenta perante 80 estudantes, de quatro salas de aula, dos 7º e 8º semestres, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri, Crato, CE, ancorado em uma análise cientométrica sobre o tema. O estudo cientométrico cobriu artigos que foram publicados desde 1984 até 2019 e indexados na base de dados Scopus. As palavras-chave usadas para coletar os dados foram ensino, conteúdo e fotossíntese. A fotorrespiração, foi explicada aos alunos, no pré-teste com o método de aula tradicional e no pós-teste, associado com o método baseado em investigação e criação de um conflito cognitivo, em seguida, os dados sobre o discurso, raciocínio dos alunos e o conhecimento, foram coletados. A aplicabilidade desse modelo de prática investigativa, amplia a compreensão, interpretação e melhoria dos resultados da aprendizagem efetiva sobre fotorrespiração, no ensino de nível universitário. Quanto à cientometria, ao todo, 17 periódicos foram selecionados e 23 artigos foram analisados, e 78 % foram publicadas desde 2008. A análise da citação revelou um interesse limitado e em estágio incipiente por esse tópico e os trabalhos sobre Biologia das plantas são os mais citados. Sugere-se promover a abordagem de criar conflito cognitivo associado ao uso do infográfico no ensino sobre Fotossíntese.
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