AS CONTRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA UNILAB

Autores

  • Antonio Alberto Freitas Unilab
  • Andrea Yumi Sugishita Kanikadan Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

Palavras-chave:

Experiências, formação, socialização, Programa Pulsar.

Resumo

O presente artigo caracteriza-se como um relato de experiência vivenciado no Programa Pulsar, vinculado a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Este relato apresenta uma vivência ocorrida entre o período de 2018 e 2019. O Pulsar tem como objetivo principal contribuir para o acompanhamento e orientação acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação da Instituição, na forma de ações de tutoria, orientando o estudante para uma transição tranquila da Educação Básica para a Superior, e promovendo ações que auxiliem o fortalecimento do desempenho acadêmico dos mesmos, como, por exemplo, atividades de tutoria em disciplinas acadêmicas, oficinas, palestras. O Programa também estimula a experiência formativa em sala de aula, contribuindo assim para o processo de formação docente dos seus acadêmicos bolsistas. Nesse sentido há uma troca de conhecimento e de aprendizado. Por abordar vivências e experiências, este estudo é do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. Descritivo, pois se propõem a descrever e analisar características de um processo de ensino-aprendizagem, e qualitativo, uma vez possibilita aos pesquisadores um papel de interpretador da realidade, para que, assim, possam realizar a análise de um conteúdo ou caso. Os resultados expõem que a tutoria do Pulsar para os alunos do curso de Administração Pública deve ser mantida, tendo em vista ser uma prática que incentiva e motiva a permanência qualificada dos discentes no curso, a partir da troca de experiências e conhecimentos entre tutor (a) e tutorados (as). Além de contribuir para a formação profissional na área da docência para os bolsistas do programa.

Referências

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Publicado

2020-06-11

Como Citar

Alberto Freitas, A. ., & Yumi Sugishita Kanikadan, A. (2020). AS CONTRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA UNILAB . South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(1), 711–719. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3094

Edição

Seção

Relatos de Experiência