PERFIL SOCIOECONÔMICO DE MORADORES NA APA RAIMUNDO IRINEU SERRA EM RIO BRANCO, ACRE – BRASIL

  • mireilly marques Resende Centro Universitário Meta - UNIMETA
Palavras-chave: Invasão, Agricultura de Sub, Unidade de Conservação, Desmatamento, Proteção Ambiental

Resumo

A APA Irineu Serra, foi criada a partir da solicitação da comunidade da Vila Irineu Serra. Por meio da assinatura do Decreto Municipal de nº 500, datado de 07 de junho de 2005 a Unidade de Conservação, no sentido de proteger e resguardar as tradições culturais do local, onde nasceu a Doutrina do Santo Daime. Atualmente, as pessoas que residem no local, não se ocupam restritivamente das tradições culturais e espirituais que deu iníco a região, mas do cultivo de pequenas áreas om agricultura de subsistencia e criação de pequenos animais. Objetivou-se com a pesquisa foi caracterizar o perfil dos moradores os moradores da região e o entendimento que tem em relação a proteção da APARIS e preservação do patrimônio cultural do local. A amostra da população para a pesquisa foi composta por acessibilidade, perfazendo um total de 20 famílias distribuídas entre Ramal Valcírio Genésio e Ramal do Tuffi. O instrumento de coleta foi um questionário contendo questões fechadas e abertas sobre o conhecimento e uso dos recursos existentes na propriedade do morador da APA Raimundo Irineu Serra. Dos resultdos encontrados, destaca-se que a maioria é do sexo feminino, vivem por mais de 10 anos na região, com seus companheiros, com idade entre 50 e 70 anos dependendo do cultivo em pequenas áreas, para subsistência e extração das reservas que a mata da região oferece. No ramal Valcírio Gervásio, predomina os herdeiros do mestre Irineu Serra, mas não seguem a doutrina espiritual; já no ramal do Tuffi, todos relatam que compraram as terras de terceiros, por meio de contrato de compra e venda, mas não possuem o título da propriedade. Com o avanço da urbanização e destruição de parte da vegetação devido as invasões, está ocorrendo a perda do conhecimento cultural e espiritual que marca o surgimento da região.

 

Biografia do Autor

mireilly marques Resende, Centro Universitário Meta - UNIMETA
Doutoranda e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera UNIDERP, Especialização em Avaliação da Performance Motora pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Técnicas Desportivas de Andradina - ESEFA). Coordenadora e docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário UNIMETA. Tem experiência na área de Fisioterapia e Educação Física, com ênfase em Educação e Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: Qualidade de Vida, Saúde Comunidades vulneráveis.

Referências

(5) ACRE/SEMEIA. Secretaria Municipal de meio Ambiente (SEMEIA). Plano de gestão da APA Raimundo Irineu Serra. Rio Branco: SEMEIA, 2013.
(2) CARVALHO. A.L , FERREIRA, E.J.L , LIMA, J.M.T. Comparações florísticas e estruturais entre comunidades de palmeiras em fragmentos de floresta primária e secundária da Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra – Rio Branco, Acre, Brasil. Acta amazônica. VOL. 40(4) 2010: 657 – 666.
(1) MACHADO, A. Invasores não desistem de Área de Proteção Ambiental de Rio Branco. http://www.altinomachado.com.br/2013/08/invasores-nao-desistem-de-area-de.html. Acessado em: 01/03/2019.
(2) MOREIRA, P; MACRAE, E. Eu venho de longe : Mestre Irineu e seus companheiros. Salvador: EDUFBA, 2011. 592 p.: il. ISBN: 978-85-232-0800-4.
(3) NEGREIRO, L.P Programa de Formação de Educadores Ambientais. Rio Branco, 20 de mar de 2010. Disponível em: http://meioambienteaparis.blogspot.com.br/. Acesso em: 28 de jul de 2016.
(6) OLIVEIRA, M.A;FERREIRA, L.A. Avaliação Geológica – geotécnica da cidade de Rio Branco-Acre. Relatório Final. Manaus,2006. Disponível em: http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/bitstream/doc/10283/1/Estudos_Rio_Branco-Geotectonica.pdf.
Publicado
2020-01-24
Como Citar
Resende, mireilly marques. (2020). PERFIL SOCIOECONÔMICO DE MORADORES NA APA RAIMUNDO IRINEU SERRA EM RIO BRANCO, ACRE – BRASIL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 6(2), 751-761. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2984
Seção
Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar