PLANIFICAÇÕES DE SÓLIDOS: APLICAÇÃO COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS PARA ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO OESTE DO PARÁ

Autores

  • Agmar José de Jesus Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-8604-173X
  • Benara Modesto de Sousa Universidade Federal do Amazonas
  • Ademir José de Jesus Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Educação matemática, Sólidos geométricos, Aulas diferenciadas

Resumo

O presente artigo descreve uma intervenção pedagógica de baixo custo que consistiu na implementação de uma atividade de planificação de sólidos geométricos, aplicada na sala de aula, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maestro Wilde Dias da Fonseca, localizada no munícipio Santarém/PA, região oeste do Pará. O objetivo do trabalho foi mostrar a importância do uso de aulas diferenciadas na disciplina de Matemática, como suporte ao professor e visando consolidar uma proposta alternativa para contribuir no processo de ensino-aprendizagem da turma. A metodologia adotada foi o Estudo de Caso, com Pesquisa-Ação, sendo a realidade-objeto da atividade desenvolvida a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem na turma em questão. Adicionalmente, este trabalho descreveu brevemente uma abordagem teórica sobre metodologias diferenciadas e estudo de sólidos. Na aplicação desta atividade foi observado que os alunos compreenderam com mais facilidade e interagiram com o assunto trabalhado, revelando assim um aspecto bastante positivo da proposta. Ademais, percebeu-se que o uso da proposta tornou o processo de ensino-aprendizagem da matemática mais agradável na sala de aula, de modo que as atividades foram descentralizadas. Assim, os alunos assumiram um papel mais central, enquanto que o professor tornou-se predominantemente o mediador do conhecimento.

Biografia do Autor

Agmar José de Jesus Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Químico, Bacharel e Licenciado. Doutor em Ciências (Polímeros) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Atua principalmente nas áreas de Extensão Universitária em Ciências, Ensino de Ciências e Química, Química, e Ciências e Engenharia de Materiais, com ênfase em materiais não metálicos (polímeros).

Benara Modesto de Sousa, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Especialista em Educação Matemática pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Aprendizagem de Matemática; Formação de Professores.

Ademir José de Jesus Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui graduação de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Góias pela (UEG) e Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educaçaõ e Cultura (FABEC). Atualmente é servidor público no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). 

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

Silva, A. J. de J., Sousa, B. M. de, & Silva, A. J. de J. (2021). PLANIFICAÇÕES DE SÓLIDOS: APLICAÇÃO COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS PARA ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO OESTE DO PARÁ. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 168–189. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2798

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra