Avaliação do consumo alimentar na ocorrência de hipertensão gestacional em pacientes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde no interior do Amazonas.

Autores

  • Maria Rosely Vasconcelos Da Costa
  • klenicy Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas
  • Karoline Santana de Freitas

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar o perfil nutricional de 80 gestantes com hipertensão acompanhadas pela Unidade Básica de Saúde no município de Coari, Amazonas, Brasil. Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo exploratória-descritiva, na qual foram utilizados dados de histórico, estilo de vida e hábitos alimentares das gestantes por meio de um Questionário de Frequência Alimentar. A partir dos resultados pôde-se evidenciar um alto percentual de gestantes que consomem alimentos ricos em cloreto de sódio e que já possuem antecedentes familiares e risco de hipertensão. Entre os alimentos mais citados destacou-se a margarina, biscoito salgado, calabresa e salsicha como consumidos semanalmente. Pôde-se verificar que há falta de esclarecimento sobre as consequências da má alimentação e os riscos que as gestantes estão expostas. Políticas públicas voltadas para a saúde e acompanhamento nutricional das gestantes são de suma importância para evitar complicações no parto e promoção de hábitos alimentares mais saudáveis que garantam uma melhor a qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

Rosely Vasconcelos Da Costa , M. ., Yamaguchi, klenicy, & Santana de Freitas , K. (2021). Avaliação do consumo alimentar na ocorrência de hipertensão gestacional em pacientes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde no interior do Amazonas. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 368–380. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2752

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências da Saúde