PREVALÊNCIA DE BULLYING E VIOLÊNCIA ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Nayara Costa Araújo Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Aníbal Monteiro de Magalhães Neto Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Resumo

Durante a prática de atividade física na escola, os alunos com menos habilidades e pouco desempenho motor acabam ficando em situação de maior vulnerabilidade, e como consequência são excluídos dos jogos e brincadeiras nas aulas, além de sofrerem agressões e intimidações. Diante disso, o objetivo deste estudo foi investigar a prevalência do fenômeno bullying nas aulas de Educação Física da rede estadual do Ensino Fundamental e identificar os tipos de bullying praticado pelos estudantes durante as aulas. Aplicou-se o questionário Kidscape à 780 alunos com idades entre 11 a 15 anos, em 8 escolas Estaduais do Ensino Fundamental durante as aulas de Educação Física, com o intuito de identificar as práticas de bullying frequentes nas instituições, as vítimas, os agressores e expectadores. Resultados apontaram que cerca de 34% dos participantes afirmaram ter sido vítima de bullying em algum momento de sua vida, 7,8 % afirmaram já terem sido autores deste tipo de agressão e 54% afirmaram ter sofrido bullying do tipo verbal. Estes achados apontam para a importância de se desenvolver ações que reduzam as situações de violência dentro da escola, tendo em vista as graves consequências físicas e psicológicas que esse fenômeno pode desencadear.

Biografia do Autor

Nayara Costa Araújo, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP

 

Aníbal Monteiro de Magalhães Neto, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Departamento do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

Araújo, N. C., & de Magalhães Neto, A. M. (2021). PREVALÊNCIA DE BULLYING E VIOLÊNCIA ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 358–367. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2750

Edição

Seção

Ciências da Saúde