UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS): O TEMA ÁCIDOS E BASES EM UMA PROPOSTA DE ENSINO VOLTADA PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Gabriela Rosangela dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este estudo propõe e investiga as potencialidades de uma UEPS para a abordagem do conteúdo de ácidos e bases, em uma proposta de ensino inclusivo para estudantes com deficiência visual (DV). Para esta pesquisa, foi aplicada uma sequência de aulas em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição pública de ensino. As atividades desenvolvidas foram: investigação dos conhecimentos prévios, aplicação de uma WebQuest, atividade experimental, aula expositiva dialogada e construção em conjunto de um mapa conceitual. Durante o processo, houve a participação ativa dos estudantes, sendo possível observar a evolução da construção do conhecimento. Entretanto, esse estudo mostrou que a inclusão de estudantes com deficiência visual nas aulas de Química é influenciada por diversos fatores, entre os quais: necessidade de materiais adaptados, colaboração dos estudantes sem deficiência e aceitação do sujeito com deficiência visual em relação a própria deficiência.

Biografia do Autor

Gabriela Rosangela dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura em Química

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

dos Santos, G. R. (2019). UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS): O TEMA ÁCIDOS E BASES EM UMA PROPOSTA DE ENSINO VOLTADA PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2539

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar