TEMAS E/OU QUESTÕES SOBRE SEXUALIDADE DE INTERESSE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO BRANCO - ACRE
Resumo
A Educação Sexual intencional na escola pode possibilitar ao/à estudante da Educação Básica, oportunidades para ampliar o conhecimento sobre a sexualidade, a compreensão de aspectos da própria personalidade e sua inserção no mundo. O objetivo deste trabalho foi conhecer temas relacionados à sexualidade de interesse de estudantes adolescentes do Ensino Médio, durante a construção do cenário social da pesquisa “Educação Sexual na Escola: sentidos subjetivos do sujeito que aprende em uma escola pública de Rio Branco, Acre”. As informações foram produzidas por interessados/as e participantes do referido cenário, durante a divulgação da realização da investigação, palestra para a comunidade escolar sobre “Educação Sexual intencional na escola”, inscrição dos/as interessados/as em participar das atividades e no primeiro encontro com os/as participantes selecionados/as. As informações produzidas foram analisadas de modo exploratório-descritivo, sem a necessidade de estabelecer categorias de classificação. Os resultados indicam que os/as adolescentes têm interesse em temas relacionados à relação sexual e prevenção de IST e gravidez, alusivos ao componente biológico da sexualidade. Existem também interesses de saber ou compreender, por exemplo, sobre diversidade sexual, repressão sexual na escola, como informar à família e/ou lidar com questões relativas à orientação sexual, a influência da sociedade e da religião na expressão da sexualidade, inerentes aos componentes psicológico e social desta dimensão humana. De modo geral, os adolescentes demonstraram interesse e/ou necessidades de obter informações, orientações e dialogar sobre temas/questões da sexualidade, como meio de ampliar conhecimentos, compreender sentimentos e nortear a vivência da própria sexualidade.
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