FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: ANÁLISE DE UM PROCESSO FORMATIVO

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um processo de formação continuada de professoras de uma escola quilombola para a discussão das relações étnico-raciais e da educação escolar quilombola. Utilizando o grupo de discussão (GD) como abordagem metodológica, realizamos uma pesquisa com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de encontros semanais para estudo e discussão de temáticas voltadas à educação das relações étnico-raciais. As conclusões assinalam que o GD favoreceu o entendimento de que é preciso reconhecer as diferenças raciais e culturais no contexto da prática pedagógica. Nesse sentido, o GD se instituiu como uma pesquisa de intervenção de base formativa, uma vez que sua característica teórico-dialógica contribuiu para a inserção e o aprofundamento das professoras nos conteúdos de natureza étnico-racial.

 

Biografia do Autor

Benedito Eugenio

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) e Ensino (PPGEn).

Michelle Gomes Freitas

Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade (UESB).

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Eugenio, B., & Freitas, M. G. (2019). FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: ANÁLISE DE UM PROCESSO FORMATIVO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2470

Edição

Seção

Ciências Humanas