DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: Identidade, prática e didática docente

  • Rogério Cleiton de Andrade Universidade Federal de Rondônia
  • Juliana Aparecida Dias Maciel Grupo Educacional São Lucas

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a docência no ensino superior, cujo objetivo é orientar atuais e futuros profissionais sobre a identidade e a prática da profissão docente no ensino superior. Para isso, foram selecionadas como referências artigos e pesquisas publicadas nos últimos dez anos, que pudessem contribuir para a compreensão da realidade e das necessidades relativas ao tema. Nesta construção alguns depoimentos sobre a atuação de docentes, deram maior criticidade ao texto, possibilitando uma maior reflexão. As discussões apontam que a qualidade de ensino da universidade e o trabalho do docente realizado em sala de aula, são de uma estreita relação e precisam estar alinhados, principalmente porque são através deles que formaremos profissionais capacitados/as para atenderem a clientela externa. As habilidades do docente implicam diretamente do protagonismo dos/as estudantes, se o professor possui didática e dinamismo em sala de aula, logo percebe-se estudantes mais motivos a permanecer em sala, sendo protagonista na construção do seu conhecimento.  Os cursos de ensino superior devem dar o suporte para os novos profissionais e cidadãos. Somente com a prática e desenvolvimento da atividade intelectual realizada de forma concreta e participativa tem-se a formação do ser integral. A metodologia do ensino superior deve levar o estudante a entender os mecanismos que levam ao aprendizado de forma consciente e independente, mais isso e somente possíveis com professores/as do Ensino Superior que também tenham essa formação integral, essa didática e essa autonomia que pretende despertar em seus estudantes.

Biografia do Autor

Rogério Cleiton de Andrade, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Pedagogia (2016) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, UNIR - Campus de Ji-Paraná. Especialista em Neuropsicopedagogia e Docência no Ensino Superior. Efetivado na Unidade Sesc de Ji-Paraná na função de professor. Atuo como colaborador no Centro Educativo Dom Bosco (Ji-Paraná) ministrando
a Disciplina de Inclusão Digital e no Centro Social Casa de Nazaré com as disciplinas Inclusão Digital,
Comunicação Oral e Escrita e Rotinas Administrativas de Escritório.

Juliana Aparecida Dias Maciel, Grupo Educacional São Lucas
Bacharel em Nutrição. Especialista em gestão em saúde pública.

Referências

BAIBICH-FARIA, Tânia Maria. MENEGUETTO, Francis Kanashiro. Metodologia do ensino superior ou ética da ação do Professor. Curitiba: UFPR/GT: Didática, 2004.

BENEDITO, A. V, FERRER, V E FERRERES,V. La Formación Universitária a Debate. Publicaciones Universitat de Barcelona. Barcelona: 1995.

CASANOVA, Rosani. A prática docente em sala de aula: mediação pedagógica. Simpósio sobre formação de professores. Educação básica: Desafios frente as dificuldades educacionais. Tubarão - SC. 2013.

DAVID, Ricardo Santos. Formação de professores para o ensino superior: docência na contemporaneidade. Revista Periferia : Educação cultura e comunicação. Florida Christian University (FCU). Uniatlántico v.9 n.2 jul-dez 2017.

GONÇALVES, Cristiane Maria Barcelos. SIQUEIRA, Lizarda de Moraes Cardoso e. Docência no Ensino Superior: Identidade, prática e didática docente. Trabalho apresentado para a conclusão do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Minas Gerais. (2018)

LIMA, Elvira Souza. A função antropológica de ensinar. Revista Nova Escola, São Paulo, v. 15, n. 138, p. 9-11, Dez. 2000.

MASETTO, Marcos. Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998

SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995.

VASCONCELOS, Maria Lúcia M. Carvalho. Contribuindo para formação de professores universitários: relato de experiências. In: MASETTO, Marcos Tarciso (Org.). A Docência na universidade. Campinas, Papirus, 1998.

Publicado
2019-08-01
Seção
Artigos Originais Educação