DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: Identidade, prática e didática docente

Autores

  • Rogério Cleiton de Andrade Universidade Federal de Rondônia
  • Juliana Aparecida Dias Maciel Grupo Educacional São Lucas

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a docência no ensino superior, cujo objetivo é orientar atuais e futuros profissionais sobre a identidade e a prática da profissão docente no ensino superior. Para isso, foram selecionadas como referências artigos e pesquisas publicadas nos últimos dez anos, que pudessem contribuir para a compreensão da realidade e das necessidades relativas ao tema. Nesta construção alguns depoimentos sobre a atuação de docentes, deram maior criticidade ao texto, possibilitando uma maior reflexão. As discussões apontam que a qualidade de ensino da universidade e o trabalho do docente realizado em sala de aula, são de uma estreita relação e precisam estar alinhados, principalmente porque são através deles que formaremos profissionais capacitados/as para atenderem a clientela externa. As habilidades do docente implicam diretamente do protagonismo dos/as estudantes, se o professor possui didática e dinamismo em sala de aula, logo percebe-se estudantes mais motivos a permanecer em sala, sendo protagonista na construção do seu conhecimento.  Os cursos de ensino superior devem dar o suporte para os novos profissionais e cidadãos. Somente com a prática e desenvolvimento da atividade intelectual realizada de forma concreta e participativa tem-se a formação do ser integral. A metodologia do ensino superior deve levar o estudante a entender os mecanismos que levam ao aprendizado de forma consciente e independente, mais isso e somente possíveis com professores/as do Ensino Superior que também tenham essa formação integral, essa didática e essa autonomia que pretende despertar em seus estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Cleiton de Andrade, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Pedagogia (2016) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, UNIR - Campus de Ji-Paraná. Especialista em Neuropsicopedagogia e Docência no Ensino Superior. Efetivado na Unidade Sesc de Ji-Paraná na função de professor. Atuo como colaborador no Centro Educativo Dom Bosco (Ji-Paraná) ministrando
a Disciplina de Inclusão Digital e no Centro Social Casa de Nazaré com as disciplinas Inclusão Digital,
Comunicação Oral e Escrita e Rotinas Administrativas de Escritório.

Juliana Aparecida Dias Maciel, Grupo Educacional São Lucas

Bacharel em Nutrição. Especialista em gestão em saúde pública.

Referências

BAIBICH-FARIA, Tânia Maria. MENEGUETTO, Francis Kanashiro. Metodologia do ensino superior ou ética da ação do Professor. Curitiba: UFPR/GT: Didática, 2004.

BENEDITO, A. V, FERRER, V E FERRERES,V. La Formación Universitária a Debate. Publicaciones Universitat de Barcelona. Barcelona: 1995.

CASANOVA, Rosani. A prática docente em sala de aula: mediação pedagógica. Simpósio sobre formação de professores. Educação básica: Desafios frente as dificuldades educacionais. Tubarão - SC. 2013.

DAVID, Ricardo Santos. Formação de professores para o ensino superior: docência na contemporaneidade. Revista Periferia : Educação cultura e comunicação. Florida Christian University (FCU). Uniatlántico v.9 n.2 jul-dez 2017.

GONÇALVES, Cristiane Maria Barcelos. SIQUEIRA, Lizarda de Moraes Cardoso e. Docência no Ensino Superior: Identidade, prática e didática docente. Trabalho apresentado para a conclusão do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Minas Gerais. (2018)

LIMA, Elvira Souza. A função antropológica de ensinar. Revista Nova Escola, São Paulo, v. 15, n. 138, p. 9-11, Dez. 2000.

MASETTO, Marcos. Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998

SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995.

VASCONCELOS, Maria Lúcia M. Carvalho. Contribuindo para formação de professores universitários: relato de experiências. In: MASETTO, Marcos Tarciso (Org.). A Docência na universidade. Campinas, Papirus, 1998.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

de Andrade, R. C., & Dias Maciel, J. A. (2019). DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: Identidade, prática e didática docente. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2464

Edição

Seção

Ciências Humanas