WITTGENSTEIN E OS LABIRINTOS DA CONCEPÇÃO FIGURATIVA NO TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS

Autores

  • Ádamo Gabriel Lopes Souza Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Wittgestein

Resumo

O presente artigo trata-se de uma pesquisa no campo da Filosofia da Linguagem e tem por objeto a crítica apresentada pelo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889-1951) na sua obra Tractatus Logico-Philosophicus a respeito das possibilidades de uma linguagem significativa. Nossa pesquisa teve como objetivo compreender a concepção de linguagem figurativa contida no Tractatus Logico-Philosophicus e as condições lógico-semânticas para uma proposição significativa. O procedimento metodológico consistiu em uma análise qualitativa e bibliográfica da obra Tractatus Logico-Philosophicus. Em suma, ao analisar a linguagem no seu nível lógico-semântico mais profundo, Wittgenstein estabeleceu as condições lógicas subjacentes ao isomorfismo estrutural entre a figuração e o afigurado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ádamo Gabriel Lopes Souza, Universidade Federal do Acre

Mestrando em Educação na Universidade Federal do Acre (UFAC). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Acre (2011) e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Acre (2018). Especialização Ontologia, Conhecimento e Linguagem na História da Filosofia pela Universidade Federal do Acre (2018) - Rio Branco, Acre - Brasil.

Referências

MARQUES, Edgar da Rocha. Wittgenstein e o Tractatus. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. (Filosofia Passo-a-Passo; v. 60).

PINTO, Paulo Roberto Margutti. Iniciação ao silêncio: uma análise do Tractatus de Wittgenstein como forma de argumentação. – Edições Loyola: São Paulo, 1998.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Tradução: Luiz Henrique Lopes dos Santos. – 2ª edição revista ampliada. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

PEARS, David. As ideias de Wittgenstein. Tradução: Octanny Silveira da Mota e Leonidas Hegenberg. – São Paulo, Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo, 1973.

JÚNIOR, Gerson Francisco Arruda. 10 lições de Wittgenstein. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

MORENO, Arley Ramos. Wittgenstein: os labirintos da linguagem – ensaio introdutório. – São Paulo: Moderna; Campinas, SP: Editora da Universidade de Campinas, 2000. (Coleção logos).

BUCHHOLZ, Kai. Compreender Wittgenstein. Tradução: Vilmar Schneider. 2. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. (Série Compreender).

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

Souza, Ádamo G. L. (2021). WITTGENSTEIN E OS LABIRINTOS DA CONCEPÇÃO FIGURATIVA NO TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 6(2), 501–511. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2451

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas