ANÁLISE DA ESTRUTURA FÍSICA DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO LOCALIZADA EM RIO BRANCO-AC.

  • Jayne Oliveira
  • Edvard Rodrigues

Resumo

As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são unidades de trabalho ou órgão de uma empresa, que objetivam realizar atividades relacionadas à alimentação e nutrição que tem por finalidade garantir instalações adequadas e funcionais que estão diretamente, relacionados a qualidade do serviço a ser prestado e nas condições higiênico-sanitárias. Esse artigo é um relato de caso que usou como ferramenta de pesquisa o check list da Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. O instrumento foi aplicado no Restaurante Universitário – UFAC campus de Rio Branco, Acre, o qual é o único restaurante subsidiado pelo recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAES) no dia 26 de outubro de 2018 às 17:00 horas por acadêmicos de nutrição, no Restaurante Universitário (RU) da Universidade federal do Acre funciona de segunda a sábado servindo café, almoço e janta. O mesmo atende aproximadamente 450 comensais no café que inicia as 06:30 horas e termina as 8:00 horas, 1800 comensais no almoço que inicia as 11:30 horas e encerra as 14:00 horas, e 550 comensais no jantar que inicia as 18:00 horas e encerra as 19:30. A área do refeitório tem capacidade para 551 pessoas sentadas, sendo 228 pessoas no piso inferior e 323 pessoas no andar superior.

Tendo em vista que o restaurante universitário possui nutricionistas em cada um dos horários de funcionamento café, almoço e jantar e com isso possuem o conhecimento sobre as necessidades da unidade de alimentação e nutrição, podendo auxiliar o setor competente a fazer as modificações necessárias segundo a legislação vigente.
Publicado
2020-01-06
Como Citar
Oliveira, J., & Rodrigues, E. (2020). ANÁLISE DA ESTRUTURA FÍSICA DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO LOCALIZADA EM RIO BRANCO-AC. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 6(2), 884-896. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2432
Seção
Relatos de Experiência