PRODUÇÃO TEXTUAL EM MATEMÁTICA: práticas interativas de linguagem e resolução de problemas matemáticos na Educação Básica
Resumo
A Matemática é um componente curricular imprescindível para a formação escolar básica. Todavia, para que a aprendizagem efetiva da Matemática ocorra, é necessário que o discente compreenda as situações-problema e saiba aplicar os saberes matemáticos em situações diversas. Nesse contexto, ela não é uma ciência solitária, pois necessita da inter-relação com outras áreas do conhecimento para tornar possível o processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, este artigo objetiva apresentar um estudo de caso que descreve e analisa uma experiência didática desenvolvida nas aulas de matemática, em 2017, com uma turma de 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. José Ribamar Batista, localizada em Rio Branco-AC. Ancorada nos PCN (1998), na BNCC (2018), em autores da área da matemática e das linguagens, a proposta pedagógica envolve a interdisciplinaridade, pois apresenta um trabalho de análise, compreensão e produção de textos matemáticos a partir de publicações da revista Cálculo: matemática para todos, de modo que a construção significativa dos saberes enfatize a modelagem matemática como recurso pedagógico para a resolução de situações-problema. Como resultado, apresenta-se a ideia de que o trabalho com a leitura e a produção textual em matemática é eficaz, pois favorece a aprendizagem, apesar dos desafios que alunos e professores enfrentam para realizar tal procedimento.
Palavras-chave: Matemática. Situações-problema. Linguagem. Compreensão. Ensino e aprendizagem.
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Prática Pedagógica: etnografia da prática Escolar. Campinas: Papirus, 2005.
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: língua portuguesa (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1998a.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: matemática (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/ SEF, 1998b.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEC/CNE, 19 dez. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2019.
CÉSAR, Ana Maria Roux Valentini Coelho. Método do Estudo de Caso ou Método do Caso? Uma análise dos dois métodos no Ensino e Pesquisa em Administração. 2005. Disponível em: < www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCSA/remac/jul_dez_05/06.pdf >. Acesso em: 10 jun. 2017.
LAKOMY, Ana Maria. Psicopedagogia: teorias cognitivas da aprendizagem. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2008.
WACHILISKI, Marcelo. Didática e Avaliação: algumas perspectivas da Educação Matemática. Metodologia do Ensino de Matemática e Física. IBPEX, Curitiba: 2009.