HÓQUEI SUBAQUÁTICO NO ACRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Resumo

O presente estudo trata-se de um relato de experiência sobre a participação de uma acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física no Projeto de Extensão Mergulhando na Ufac. O projeto ocorreu no período de 01 de outubro a 28 de dezembro de 2017, com o intuito de dar continuidade ao processo de iniciação esportiva do Hóquei Subaquático no Estado do Acre. O objetivo do trabalho é relatar minha participação no Projeto de Extensão Mergulhando na Ufac, trazendo a importância deste para minha formação docente. A pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa, em que a observação participante subsidia dados para discussão. A escrita decorre-se como relato de experiência. O Projeto de Extensão Mergulhando na Ufac foi um marco importante na história do desenvolvimento do Hóquei Subaquático no Brasil, através do projeto o esporte passou a ser implantado no Acre, levando o estado a se tornar referência nacional no esporte. Em linhas gerais, o Mergulhando na Ufac contribuiu significativamente para a iniciação esportiva do Hóquei Subaquático no Estado do Acre e também para minha formação acadêmica.

Biografia do Autor

Vanda Silva de Souza
Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Acre
Eliane Elicker, Universidade Federal do Acre

Centro de Ciencias da Saúde e Desporto

Curso de Educação Física 

Adriane Corrêa da Silva, Universidade Federal do Acre

Centro de Ciencias da Saúde e Desporto

Curso de Educação Física 

Referências

REFERÊNCIAS

. CISCO, D. Hawai'i Sports: History, Facts, and Statistics. University of Hawaii Press Books, 1999.

. FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ACTIVIDADES SUBAQUÁTICAS. O Que é o Hóquei Subaquático. Disponível em: < http://www.fpas.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=245> Acesso em: 14 de Mar.2018.

. CMAS. World Confederation of Underwater Activities, International Rules for Underwater Hockey: Rules of Play. Volume 2, 2011. Disponível em <http://www.uwh.ch/promo>. Acesso 23 mai. 2017.

. SOUZA, J.S.S; KNIJNIK, J.D. A mulher invisível: gênero e esporte em um dos maiores jornais diários do Brasil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 21, n. 1, p. 35-48, 2007.

. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Pró-reitoria de Extensão. Projeto Mergulhando na Ufac. Edital Proex/Daex nº 04/2017, PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EVOLUNTÁRIOS. Disponível em: < www.ufac.br/site/editais-concursos/proex/edital-proex-daex-no- 04-2017-programa-acoes-regionais-de-extensao-universitaria-ufac-comunidade/editais-de-extensao-do-edital- proex-daex-no-04-2017/edital-proex-daex-no-04-2017-2013-projetos-de-extensao-201cmergulhando-na- ufac201d> Acesso em: 13 de Mar. 2018.

. GOELLNER, S.V. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 2, p. 143- 151, 2005.

. SILVA, R.S e. Profesp-4º BIS e PET-EF/UFAC: ações lúdico-recreativas para o fortalecimento da identidade cultural e da cidadania de crianças em situação de vulnerabilidade social. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal do Acre, Rio Branco.

Publicado
2020-01-06
Como Citar
de Souza, V. S., Elicker, E., & da Silva, A. C. (2020). HÓQUEI SUBAQUÁTICO NO ACRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 6(2), 874-883. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2419
Seção
Relatos de Experiência