O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Warlle Almeida Esteves UFAC/ FAAO
  • Marcelo Castanheira da Silva Universidade Federal do Acre

Resumo

 

RESUMO

O ensino de Física está em constantes mudanças, modificações estas que devem ser observadas com algumas adaptações tecnológicas. O presente trabalho tem por objetivo analisar a eficácia do uso das TIC, sobretudo o uso de sites, blogs, jogos, canais e aplicativos educativos, para o ensino de Física e como estes recursos digitais podem ajudar professores no desenvolvimento de aulas e os alunos no seu processo cognitivo. Inicialmente foi feita uma pesquisa exploratória com analise de sites e canais no youtube verificando a existência do tema desta pesquisa. Este estudo foi fundamentado em alguns autores, dentre eles as contribuições de Sancho (1998) e D’Artagnan, Almeida e Sandoval (2015). Foi possível perceber que existe uma diversidade de recursos digitais que proporcionam ao professor melhores maneiras de adaptar, melhorar e modernizar suas aulas e, aos estudantes mais possibilidades didático-pedagógicas, científicas e até mesmo com caráter lúdico de aprender os conteúdos da física.

 

Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação. Aplicativos educativos. Ensino de Física.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

Esteves, W. A., & Marcelo Castanheira da Silva. (2021). O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 699–711. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2375

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar